10 de julho de 2011

Semana do Bebê mobiliza municípios maranhenses pelos direitos da primeira infância

Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças. 

Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. No inicio deste ano, em parceria com a BEMFAM-MA, a proposta foi apresentada aos municípios maranhenses, que já começaram a organizar suas programações. 


Nos meses de maio e junho, os municípios de Bacurituba, Caxias, Governador Newton Bello e Vargem Grande realizaram o evento. 

Em Morros, a 1ª Semana do Bebê irá começar na próxima segunda-feira, 11 de julho, às 9h, com uma solenidade no auditório Clóvis Bacelar (CEMB). 


Durante a abertura, será apresentada a Lei Municipal 043/2011, que instituí a Semana do Bebê como parte do calendário oficial do município. 


Durante esse dia, será entregue a chave do município ao Bebê-Prefeito – primeira criança que nascer de parto normal e que a partir de então será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança. 


Com o tema “Quero cada vez mais o meu município cuidando de mim”, a 1ª Semana de Bebê de Morros terá oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. 



Outro destaque será a Noite Cultural com as Crianças, na segunda-feira, além do Arraial do Bebê, na quarta-feira. O encerramento acontecerá, na sexta-feira, às 16h, com uma grande caminhada com as famílias e os bebês pelas ruas do centro de Morros. A programação conta com o apoio do GACC-MA, Instituto Formação, MIEB/UFMA e BEMFAM-MA. 


BNC Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar