“Pepino ocorre sempre. O papel de prefeito não é um papel fácil, e temos que tratar de cada assunto a seu tempo. Eu não quero fazer julgamento pessoal sobre esse assunto”, afirmou nesta quarta-feira (21) o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), ao ser questionado se tinha nas mãos um pepino, referente à sanção ou veto do projeto de lei dos vereadores da capital que aumentaram em 60% os próprios salários.
O reajuste vale para a legislatura que começará em 2013. Os vereadores, que atualmente ganham R$ 9 mil, passarão a receber mensalmente um salário de R$ 15 mil. Na manhã desta quarta, cerca de 300 pessoas fizeram manifestação em frente à prefeitura para pedir veto do prefeito e há também mobilização em redes sociais.
Lacerda tem um prazo legal de 15 dias para vetar ou sancionar o projeto, que está em fase de redação final. Na internet, eleitores se mobilizam em uma campanha para que o prefeito vete o aumento salarial. Mas, caso o prefeito vete, os vereadores poderão derrubar o veto.
Outra alternativa de Lacerda é deixar correr o prazo e não se posicionar. Se fizer isso, o projeto automaticamente vira lei. A expectativa é de que o posicionamento do prefeito só ocorra em 2012.
BNC Política
