25 de dezembro de 2011

Euro completa dez anos em meio a enorme crise de confiança

O euro completa dez anos em meio a uma crise de confiança e, por extensão, de influência internacional da Europa, devido à falta de determinação política dos países da União Europeia para solucionar os problemas de endividamento soberano de seus países membros.

Há dez anos, por ocasião da introdução das notas e moedas de euro, crescia o temor de que a chegada da nova divisa tivesse um efeito inflacionário, sobretudo na Alemanha. 

Os alemães rejeitaram o euro desde o início, já que o Deutsche Mark, introduzido em 1948 em substituição ao Reichsmark, tinha sido um símbolo da estabilidade e pujança econômica da Alemanha. A alta anual média da inflação na Alemanha foi, desde 2002, de 1,6%, contra os 2,6% registrados no período do marco.

Em janeiro de 2002 Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Irlanda, Luxemburgo e Portugal começavam a utilizar as notas e moedas da nova divisa, que tinha sido introduzida em 1º de janeiro de 1999 como medida de cálculo para transações bancárias, comerciais e das bolsas de valores a uma taxa de câmbio de US$ 1,1667.

BNC Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar