A presidenta Dilma Rousseff reagiu ontem à crise do Ministério da Integração Nacional com medidas para evitar desgaste político no início do seu segundo ano de mandato. A principal delas saiu no Diário Oficial da União: a nomeação de Guilherme Almeida, como novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf). Ele é indicado pelo PT do Piauí.
Estatal subordinada ao Ministério da Integração, a Codevasf vinha sendo presidida por Clementino Coelho. Ele é irmão do ministro da Integração, Fernando Coelho, que, desde a semana passada, é alvo de críticas por privilegiar seu Estado de origem, Pernambuco, com obras e medidas preventivas contra enchentes.
Além da nomeação do novo presidente da estatal, Dilma reuniu sete ministros para definir e depois anunciar medidas antienchetes e desastres provocados pelas chuvas de verão. Reforçou a necessidade de se defender Fernando Coelho, o ministro da Integração.
A substituição na Codevasf foi motivada por denúncias de que Clementino e Fernando Coelho teriam se beneficiado pelo fato de o segundo ser, formalmente, subordinado ao primeiro _o nepotismo, porém, não ficou configurado porque Clementino chegou à estatal antes da nomeação de Fernando na pasta.
BNC Política