Definitivamente inscrito nos calendários musical, cultural e carnavalesco de São Luís, o Baile do Parangolé terá sua terceira edição neste domingo (12), às 15h, no Laborarte (Rua Jansen Müller, 42, Centro). Na data serão comemorados os 33 anos de fundação da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).
Realizada desde 2010 a festa já teve como palcos o Sindicato dos Arrumadores, na Praia Grande, e o Circo da Cidade, no Aterro do Bacanga. “É simbólico realizar o [Baile do] Parangolé este ano no Laborarte, que em 2012 completa 40 anos. Em diversos momentos as histórias do Laborarte e da SMDH se cruzam.
Este momento é, com certeza, o reinício dessa proximidade”, afirma Joisiane Gamba, uma das coordenadoras da SMDH, aludindo a diversos trabalhos realizados em parceria com o Laborarte, entre o fim da década de 1970 e início da de 80, tempo da implantação de grandes projetos na capital maranhense: o Laborarte e a entidade aniversariante frequentavam os bairros, com atividades que uniam arte e resistência.
BNC Cultura