14 de abril de 2013

EUA e China selam pacto para acabar com poder nuclear norte-coreano

Os chefes da diplomacia americana e chinesa se comprometeram neste sábado (13) a trabalhar conjuntamente pela desnuclearização da península coreana, durante visita do secretário de Estado americano John Kerry a Pequim. "Tratar adequadamente o problema nuclear coreano serve ao interesse comum de todas as partes", afirmou o conselheiro de Estado da China, Yang Jiechi, prometendo que Pequim trabalhará com todas as partes, incluindo os Estados Unidos.

 China e Estados Unidos devem tomar medidas para alcançar o objetivos de desnuclearização na península coreana", afirmou, por sua parte, John Kerry.
 
Nem Yang nem Kerry deram detalhes sobre medidas concretas, mas o chanceler americano disse que outras discussões serão mantidas para saber como cumprir com este objetivo.

Depois de uma escala em Seul, onde reafirmou o apoio de Washington à Coreia do Sul, Kerry chegou hoje à capital chinesa para tentar convencer as autoridades locais a erguer o tom contra a Coreia do Norte e defender uma aproximação entre Seul e Pyongyang.

Ao ser recebido pelo presidente chinês Xi Jinping, no Grande Salão do Povo de Pequim, o secretário de Estado americano afirmou que a situação na península coreana atravessa atualmente "um momento crítico".

BNC Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar