Criador da maior rede de franquias do Brasil –O Boticário, de acordo
com o ranking anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising)–,
Miguel Krigsner, 62, é visto como um exemplo de empresário de sucesso
por muitos empreendedores.
O Grupo Boticário –que também engloba
as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box– fechou o ano
de 2013 com mais de 3.600 lojas no país. Praticamente o dobro de
unidades da segunda colocada no ranking da ABF, a Unepxmil 48Horas,
franquia de rastreamento veicular, que contabilizada quase 1.800.
O faturamento acima dos R$ 8 bilhões no varejo, divulgado pela empresa, também é motivo de comemoração para Krigsner.
Para ajudar empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, o empresário listou, a pedido do UOL, dez dicas para criar um negócio de sucesso.
1. Escolha um ramo do qual goste
Segundo Krigsner, o empresário precisa ter paixão pelo que faz e ser
feliz no dia a dia da empresa, afinal a maior parte do tempo será
dedicada a ela. "Eu gosto muito de empreender e do segmento em que atuo.
Acordo todo dia com vontade de trabalhar", diz.
2. Tenha um diferencial
Para o fundador da rede O Boticário, ter um diferencial competitivo é
fundamental para que pequenas empresas consigam fazer frente às grandes.
E não precisa ser algo inovador, segundo ele. Atender bem o cliente,
cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem
fazer um cliente se tornar fiel ao negócio.
3. Assuma riscos
Empreender é uma atividade de risco, segundo Krigsner. Por isso, é
preciso sempre se planejar e calcular cada passo da empresa para
minimizar as chances de fracasso. "É preciso coragem para assumir riscos
e enfrentar as dificuldades, principalmente no início", afirma.
4. Valorize a equipe
Nenhum empresário alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe
que faça o negócio a prosperar. Segundo Krigsner, é importante que todos
os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam
reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação.
5. Seja transparente
A credibilidade de uma empresa se constrói com honestidade e
transparência, de acordo com o criador da rede O Boticário. Prometer
apenas o que pode ser cumprido e não subestimar clientes e fornecedores
são algumas atitudes que podem contribuir para a construção de uma
imagem sólida.
6. Tenha visão de negócio
Segundo Krigsner, o empreendedor
precisa olhar à frente, ter clareza de onde quer chegar. Ele precisa
ter objetivos e metas claras e não enxergar o negócio apenas como um
ganha-pão.
"Nunca me passou pela cabeça que O Boticário chegaria
aonde chegou. Mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo
grande", declara.
7. Preocupe-se com a comunidade
Uma
empresa, no entanto, não deve ser focada somente em resultados
financeiros, segundo Krigsner. É preciso considerar o impacto causado na
comunidade e pensar em formas de melhorar a vida dessas pessoas.
8. Aperfeiçoe-se com o tempo
Para Krigsner, o empresário não pode parar no tempo e deve investir no aperfeiçoamento pessoal.
"Não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas o empreendedor tem de
buscar informação e usar a própria experiência no mercado para melhorar
o negócio e fazer a empresa crescer", diz.
9. Levante-se após um tombo
Para o criador do grupo O Boticário, um empresário deve ter a
capacidade de se levantar após um tombo e retomar o curso do negócio.
Segundo ele, nem todas as ações de um negócio são bem-sucedidas e, por
isso, é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira
diferente.
10. Tenha paciência
É normal que um
empreendedor, especialmente no início do negócio, espere resultados e
lucro rápidos. No entanto, Krigsner diz que prosperidade, maturidade e
experiência vêm com o tempo.
"Uma empresa sólida não é
construída de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender
e aceitar isso como um processo natural."
Com Informações da Uol
BNC Economia