23 de fevereiro de 2014

Brasil tem terceira conexão 4G mais veloz do mundo

São Paulo - Em um relatório chamado “State of LTE” (Estado da LTE), analisando o estado das conexões de 4G em 16 países, o Brasil ficou em 3º lugar na lista de melhor velocidade média.

O relatório foi organizado pela OpenSignal, uma organização que analisa torres e conexões móveis ao redor do mundo. De acordo com o trabalho, a velocidade média de download da conexão 4G do Brasil é de 21 Mbps (megabits por segundo). O primeiro colocado na lista, a Austrália, tem velocidade de 24,5 Mbps e a Itália, segunda colocada, velocidade de 22,2 Mbps.

Por outro lado, o relatório mostra como a cobertura de 4G ainda é pobre no Brasil. No ranking de tempo gasto sob cobertura 4G, a média nacional é baixa. Daqueles que têm cobertura 4G, o tempo no qual a cobertura está disponível é de apenas 47% do tempo. 

Na Coreia do Sul, líder em cobertura, as operadoras permitem que seus assinantes passem 91% do tempo em locais com cobertura de 4G. 

Um dos motivos para a alta velocidade no Brasil é o baixo número de usuários na rede. O funcionamento de uma rede móvel é parecida com uma estrada. Assim que mais pessoas tentam trafegar por ela, o trânsito fica mais lento. A ausência de pessoas em uma estrada, como é o caso atual da rede 4G no Brasil, faz com que a velocidade máxima a ser atingida seja mais alta.

A implantação de rede 4G no Brasil está sendo feita aos poucos. O governo havia estabelecido o objetivo de ter a rede nas capitais da Copa do Mundo até dezembro de 2013. As operadoras aproveitaram a deixa e já instalaram a rede em outras cidades.

De acordo com a Teleco, organização que observa conexões móveis no Brasil, em dezembro de 2013, 81 cidades brasileiras tinham cobertura de rede 4G.

Saiba Mais: Info
BNC Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar