28 de fevereiro de 2014

Paço do Lumiar divulga atrações do carnaval e inova com Corredor da Folia

Paço do Lumiar - A Prefeitura de Paço do Lumiar divulgou nesta semana a programação da Folia carnavalesca de 2014, intitulada “Carnaval Ritmos e Cores”. A abertura acontece na próxima sexta-feira (28) com a eleição da corte momesca, além da presença de todos os blocos organizados do município.  Visando disseminar a festa ao maior número de pessoas da comunidade luminense, o prefeito Josemar Sobreiro programou o Carnaval Itinerante, onde as atrações foram difundidas da sede do município para os bairros da Maioba de Mocajituba, Pau Deitado, Iguaíba, e Corredor da Folia, no bairro do Maiobão. Todos os dias a programação começara às 18h e encerrará às 02h.

A novidade do carnaval de Paço é que este ano, no bairro Maiobão, a folia será na Rua 143, próximo à praça do Viva, que está totalmente pavimentada e será interditada para receber os brincantes. A estrutura contará com o “Corredor da Folia”, onde as pessoas poderão se divertir a base de muitas músicas interpretadas por artistas da terra, e também de nomes nacional. Além dos artistas, a prefeitura estará apoiando 35 blocos organizados, que resgatam a cada ano os carnavais de rua e de tradição. “Desde o primeiro ano de gestão, as festas tradicionais, como o carnaval, estão sendo descentralizadas, beneficiando as comunidades mais distantes do Maiobão, como apoio às agremiações locais e shows em praça pública. Queremos que não só o folião luminense, mas nosso visitante acredite no carnaval do município", disse o secretário de Cultura, Fernando Muniz.

Para atender a demanda, a prefeitura de Paço do Lumiar reforçou os serviços básicos. No trânsito, algumas alterações serão realizadas nas principais vias, dando conforto e segurança aos foliões e aos transeuntes rotineiros. Entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, fiscais de trânsito irão monitorar, organizar e levar informações aos motoristas que estiverem trafegando pelas áreas da folia. Além disso, haverá todos os dias blitzes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Grupo Passo Livre, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, e cartilhas educativas.  As publicações impressas servirão para orientar os foliões de como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, além da importância do planejamento familiar.

Criteriosa para que a folia seja segura e sem ocorrências de crime, a Prefeitura estará disponibilizando seguranças particulares, além de contar com o reforço da Polícia Militar. Todos estarão realizando o serviço de revistas nos foliões. Objetos como garrafas de vidros, ou quaisquer outros cortantes - ou que possam ser transformados em armas - não serão permitidos nos espaços.  O Corpo de Bombeiros começa a trabalhar dias antes para fiscalizar as instalações na área, onde a equipe ficará de plantão durante todo o circuito carnavalesco.

Vesperal - As crianças também terão um espaço na festa. No domingo e na terça-feira de carnaval, um vesperal foi organizado para acontecer a partir das 17h no corredor da Folia do Maiobão. Apesar do reforço na segurança, por parte da Prefeitura, vale ressaltar a importância da supervisão de pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes no vesperal.
Renda extra - A folia em Paço do Lumiar será para todos, mas aqueles que resolveram ganhar dinheiro, com vendas de bebidas, alimentos ou produtos carnavalescos, tiveram a oportunidade de se cadastrar na Prefeitura para a comercialização dos itens citados.  O credenciamento foi realizado com o intuito de organizar os espaços, evitando aglomerados de comerciantes de forma irregular.

Entretanto, alguns itens de segurança informados durante o cadastro na prefeitura devem ser cumpridos pelos comerciantes. A Vigilância Sanitária estará fiscalizando para se fazer cumprir as determinações. O órgão repassou as devidas orientações de como agir dentro das normas, evitando multas ou punições.

Programação Carnaval Intinerante  2014
Maiobão – Rua 143 (Corredor da Folia)
1º de Março-  Sábado- Banda Paquera e Banda Absolut
2 de Março- Domingo- Banda Henrique de La Roque , Léo Cachorrão, Banda Reprise
3 de Março- Segunda- Banda Maria Bebeu e Luciana Alves
4 de Março- Terça- Banda Henrique de La Roque, Serginho e a Rapaziada e Forró do Muído

Pau Deitado
1 º de Março- Sábado- Banda Forró de Play e Leiliane Frazão e banda
Sede- Paço do Lumiar
2 de Março- Domingo- Banda Forró de Play e Banda Bem Bolado Mix
Maioba de Mocajituba            
3 de Março- Segunda- Banda Skema de Playboy  e Explosão do Arrocha Elétrico
Iguaíba
4 de Março – Terça- Leiliane Frazão e banda e Banda Eskema de Playboy

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar