2 de março de 2014

Blocos Tradicionais do Grupo A encantam Passarela do Samba

São Luis - A segunda noite do Carnaval na Passarela do Samba (Anel Viário) foi marcada pela paz, alegria e força da nossa Cultura no desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo A. 

Os grupos de Tambores de Crioula deram as boas vindas aos foliões, que começaram a chegar a Passarela logo ao final da tarde deste sábado, 1. O Bloco da APAE também esteve presente mostrando toda sua garra e animação.  

As 19h deu início o desfile oficial. A comunidade do São Cristovão com o Bloco “Os Tropicais do Ritmo”, defendeu o tema: Explosão de Alegria com Ying Yang na Folia. E “Os Deuses do Faraó” vieram a Passarela na leitura do Bloco “La Boêmios de Fátima” junto aos seus 80 componentes. Já “Vigaristas do Ritmo” defendeu o tema: No ritmo no reino encantado da lua, baseado nas lendas indígenas brasileiras.

Com nove títulos já conquistados como Campeão do Carnaval, “Príncipe de Roma” trouxe o “Fantástico Mundo das Cores” sobre o bailado da Corte e a diversidade cultural do bairro da Madre Deus. Fundado desde 1977, o bloco “Os Brasinhas” fez um desfile esbanjando carisma e simpatia sob o tema: Brasinhas Fênix Rei, reunindo 95 componentes no comando da melodia de Frank e Geovane Frazão. 

Com muito luxo e força na marcação rítmica, “Os Apaixonados”, do bairro Cohatrac, vieram a Passarela do Samba para disputar o titulo do Carnaval 2014, homenageando o bairro da Madre Deus. Eles agitaram a arquibancada, cantando juntos: Madre Divina, Mãe e Rainha! Sou um Arlequim apaixonado por tua folia!

A tradição dos “Originais do Ritmo” formado em 1972 pela comunidade do Goiabal trouxe “No Esplendor do Carnaval o amor se torna original” na interpretação de Timba e Mauro da Vila. Seguido do Bloco “Os Guardiões” e “Kambalacho do Ritmo” com música de Gigi Moreira sobre o tema: “Salve Ganga Zumba: O verdadeiro Herói da Libertação do país Afro-Brasil”. 

Da Camboa, “Os Tremendões” vieram em busca do título com o tema: O guardião da Floresta Encantada. Seguido do “Mensageiro da Paz” que homenageou o Mestre Apolônio Melônio, do Bumba-meu-boi da Floresta, sotaque da baixada.

Já “Os Diplomáticos” se inspiraram nas lendas brasileiras com “Uirapuru, canto e encanto da Amazônia” com música na interpretação de Luiz Barreto e Jô Santos.

“A noite dos mascarados, encontro dos enamorados” foi defendida pelo Bloco “Os Vampiros” do bairro da Cohab. E da Liberdade, “Os Indomáveis” fizeram uma homenagem ao diretor teatral maranhense Aldo Leite, com “O indomável cavaleiro do destino ou os sete encontros do aventureiro corre-terra” nas cores azul, branco e amarelo. 

 “Os Foliões” cantou “A luz nas trevas”. E o bloco “Os Fanáticos” trouxe o bom-humor e a irreverencia a Passarela do Samba com o tema: No pif-paf da vida, sou bobo na corte da realeza. 

A noite teve encerramento com o desfile do Bloco “Os Feras” defendendo o tema: O Amor de Feras, sobre as águas de Veneza.   

Dos dezenove grupos previstos na programação, dois deles se desclassificaram, Os Guerreiros e Os Trapalhões, por não cumprirem os seus horários de apresentação. Entre os blocos tradicionais do grupo A, a disputa gira em torno do prêmio de R$ 20 mil. E o resultado oficial deverá ser divulgado na quarta-feira, 5 de março.

A Passarela do Samba que, em ano de Copa, celebra a alegria de ser brasileiro. “Batuca Brasil na Passarela da Folia” valoriza a diversidade dos batuques das manifestações culturais presentes na programação: da bateria de escola de samba aos contratempos dos blocos tradicionais, dos tambores de crioula à batida frenética das tribos de índio, dos apitos das turmas de samba à festa dos blocos organizados. 

No encerramento da programação haverá duas novidades: o show Encanto Afro, com a participação dos vocalistas dos blocos afro que desfilarão na noite de domingo e o encontro de três grandes batalhões de boi de matraca (Maracanã, Maioba e Pindoba) que irão fazer a “Trupiada da Ilha” na Passarela do Samba, com a entrega da chave da cidade feita pelo Rei Momo ao Pai Francisco e Mãe Catirina (personagens do auto do Bumba-meu-boi) anunciando o próximo ciclo festivo: o São João 2014.

A realização do desfile é uma ação compartilhada pela FUNC, União das Escolas de Samba do Maranhão (UESMA), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos, (AMBC) e a Associação de Blocos Tradicionais do Maranhão (ABTEMA).

BNC  Carnaval 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar