7 de março de 2014

Começa na segunda-feira a vacinação contra HPV em jovens de 11 a 13 anos

Brasília - Começa nesta segunda-feira (10), em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Em São Luís, a vacina estará disponível nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e será destinada a adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade. O objetivo é prevenir o câncer do colo do útero.
 
Esta é a primeira etapa da campanha que terá ainda mais duas fases. A segunda será em 2015, quando a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e a terceira em 2016 para as meninas de 9 anos.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, serão enviadas ao Maranhão 464,4 mil doses da vacina, ao longo de 2014. A meta local é imunizar 221,1 mil adolescentes maranhenses este ano.
 
Para atingir esta meta, a estratégia de vacinação será disponibilizar, além das doses nos postos e unidades da rede pública do país, vacinação também nas escolas públicas e particulares. "São jovens de uma faixa etária que não gostam de freqüentar postos de saúde. Pensando nisso, estamos incentivando a vacinação nas escolas", destacou a Helena Almeida, chefe do Departamento de Imunização da SES.
 
Para orientar esta mobilização, o Ministério da Saúde distribuiu informe técnico aos estados e municípios, bem como promoveu a capacitação à distância dos profissionais de saúde e professores.
 
Para a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio a disponibilização da vacina para jovens trará grandes benefícios. "Nas próximas décadas esperamos observar uma queda no número de registros de casos de câncer graças a esta vacina. Para nós, que atuamos na saúde pública, é mais um avanço", destacou.
 
Doses
Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. No Maranhão a meta é atingir 80% do público-alvo. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.
 
Na campanha será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) de HPV. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
 
Fonte: Blog Evan de Andrade
BNC Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar