31 de março de 2014

Eliziane Gama critica resultado de pesquisa sobre violência contra mulher


São Luis - A deputada Eliziane Gama (PPS) ocupou na tarde desta segunda-feira (31) a tribuna da Assembleia Legislativa, para contestar o resultado de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada na última quinta-feira (27), revelando números inquietantes e preocupantes com relação à violência contra as mulheres no Brasil.



De acordo com a pesquisa, 65,1% dos entrevistados homens e mulheres concordam com a afirmação: mulheres que usam roupas que mostram o corpo devem ser atacadas. Apenas 25% discordam totalmente. Já 58% concordam com a afirmação de que se as mulheres soubessem como se comportar haveria menos estupros.



Para a deputada os números causam indignação e é motivo de reflexão. “A pesquisa é a reflexão real do que infelizmente é a mulher no inconsciente da população ainda patriarcal no Brasil”, enfatizou.



Eliziane Gama comentou que até a década de 30, no Brasil se afirmava pela maioria da população que a mulher não tinha  direito a votar, não tinha direito à cidadania, não tinha direito a ser votada. Segundo ela, só depois de uma luta grande de várias mulheres no Brasil, dentre elas Berta Lutes, conseguiu-se  romper essa forma discriminatória em relação à mulher no Brasil.



Na avaliação da parlamentar, só depois da instituição da  Lei Maria da Penha, que sofreu por 20 anos sendo agredida pelo próprio marido e ficou numa cadeira de rodas, temos uma lei que proíbe agressão contra as mulheres. “Infelizmente, em 2014,  temos uma pesquisa onde mais da metade da população acha que a mulher é culpada por estar sendo estuprada”, lamenta a deputada.

Parlamento Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar