4 de março de 2014

Em decisão inédita, todas as escolas são campeãs do carnaval de Manaus

Manaus - Todas as escolas de samba do grupo especial do carnaval de Manaus foram declaradas campeãs na tarde desta segunda-feira (3). As notas e recursos não foram considerados durante apuração. A decisão foi tomada em reunião entre os presidentes de todas as agremiações. De acordo com o presidente da Comissão Executiva do Carnaval 2014, Antônio Rodrigues, esta é a primeira vez que todas as escolas são campeãs na festa da capital amazonense. Veja galeria de fotos do desfile.

Segundo representantes das escolas, a decisão foi justificada por dificuldades enfrentadas pelas agremiações para a realização deste carnaval. Entre os problemas listados pelas escolas estão retenção de recursos, fiscalização mais intensa nos barracões do Ministério Público e Justiça do Trabalho, e o forte temporal que atingiu a capital na noite do desfile, realizado no sábado (1º).

Durante a reunião, a única escola que não acatou com a decisão foi a Reino Unido da Liberdade. No entanto, com o consenso da maioria, foi decidido consagrar as oito escolas campeãs. "A Reino Unido não aceita esse resultado. Não importa se todos são campeões. A gente poderia ficar em uma situação cômoda, mas trabalhamos em nome da competição. Mesmo que a gente perca, queremos justiça. Esse carnaval foi o carnaval da palhaçada do começo ao fim. Isso é carta marcada. Se tivesse apuração, estaríamos nas cabeças", disse uma das diretoras da escola do Morro da Liberdade, Nirvana Beira Mar.
Além das oito escolas, também deve integrar o Grupo Especial, no próximo ano, a escola de samba Império da Kamélia, campeã do grupo de acesso do carnaval de Manaus.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) explicou que o regulamento do carnaval é elaborado pelas próprias agremiações, sem interferência da pasta nas regras estabelecidas. Os envelopes com as notas dos jurados foram queimados pelos presidentes das escolas. A SEC informou ainda que o governo do estado e a prefeitura de Manaus não foram comunicados previa nem oficialmente sobre a decisão.

As oito escolas de samba desfilaram temas que variaram desde homenagem ao lutador amazonense do UFC, José Aldo, a uma das ruas mais conhecidas do Centro da cidade.  

Confira abaixo resumo sobre cada um dos desfiles:

Andanças de Cigano
A escola que abriu a noite de desfiles do Grupo Especial este ano foi a GRES Andanças de Cigano, trazendo o enrendo "Vou às compras, que legal, meu destino é a Marechal". Durante 68 minutos de desfile, a agremiação homenageou a Rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus.

Unidos do Alvorada
Com a bateria representando guerreiros espartanos, a agremiação do Bairro Alvorada homenageou o grande ídolo amazonense do MMA, José Aldo. Sob forte chuva, a letra do samba-enredo anunciava "Depois da tempestade, a bonanza". Não podia ser mais conveniente. Aldo desceu a avenida em um dos carros, juntamente com o prefeito de Manaus, Artur Neto, recebendo todo o louvor do público. Ao final do desfile teve uma recepção acalourada dos foliões.

Grande Família
A escola de samba do Bairro São José homenageou uma das grandes porta-bandeiras da escola, Ednelza Sahdo. Grande talento da escola e sempre com bons resultados nos desfiles clássicos da escola, a passista, hoje sexagenária, teve a trajetória homenageada pela agremiação, que revisitou todas as grandes expressões culturais protagonizadas por Ednelza.

Balaku Blaku
A Balaku Blaku passeou pelas lendas amazônicas ao adotar como enredo a Ilha de Marapatá, conhecida nacionalmente devido ao Romande de Mário de Andrade, 'Macunaíma'. Brincando com o mistério das águas amazonenses, a escola trouxe mitos e lendas para a avenida. A ilha, que fica próximo a Manaus, ganhou mais um registro cultural com a homenagem feita pela Balaku Blaku.

Mocidade Independente de Aparecida
A quinta agremiação do Grupo Especial a desfilar na avenida trouxe para o Sambódromo o enredo ‘Centro de Amor, Centro de Vida - História e Alma de um Povo’, o qual, segundo a escola, é um grito de alerta em defesa do Centro Histórico de Manaus. A vencedora do Carnaval 2013 abriu sua apresentação com uma alegoria de duas faces, representando o extinto Cemitério de São José e a Praça da Saudade. Apartir daí, a agremiação resgatou as belezas da 'Belle Époque', relembrarando as levas de imigrantes que formaram a população manauara. A última parte do desfile destacou a recente revitalização do Centro da cidade, com a alegoria ‘O Sol Volta a Brilhar – Revitalização – A Valorização do Passado’.

Reino Unido da Liberdade
Com 30 anos de história no carnaval de Manaus, a 'verde e branco do Morro', neste carnaval, prestou uma homenagem a própria agremiação, com o samba enredo “No Reino do Carnaval já Sorri, já Chorei, Sambei... e a Liberdade Conquistei". A escola resgatou, em grandes alegorias, a história dos melhores carnavais do Morro. Um dos destaques que chamou atenção do público na avenida, foi a alegoria "Se Navegar é Preciso vou de Caravelas", em que uma viagem portuguesa recorda o desfile de 1997,  momento que a consagrou tri-campeã do carnaval.

Sem Compromisso
A forte chuva não desanimou os brincantes da 'Sem Compromisso'. Por outro lado, a escola 'acelerou' o público com um enredo que conta a história das motocicletas, desde o período Renascentista de Leonardo da Vinci. A escola foi a primeira a ultrapassar o tempo permitido de desfile, encerrando a apresentação com um minuto de atraso. O pintor de 'Monalisa' foi representado logo pela comissão de frente, em que artistas encenaram o momento em que Da Vinci esboçou o primeiro veículo de duas rodas já elaborado. A partir daí, os carros alegóricos contaram, paulatinamente, a evolução das motocicletasfrente as novas tecnologias. A última alegoria, por exemplo, levou automóveis 'voadores' a avenida.

Vitória Régia
Sob as bênçãos do pai oxalá, a verde e rosa da Praça 14 foi a última escola se apresentar no Sambódromo. A escola celebrou, em seu enredo, os 130 anos da abolição da escravatura no Amazonas. Em uma verdadeira celebração dos povos negros, a Vitória Régia utilizou-se de elementos acrobáticos para compor a coreografia dos dançarinos da comissão de frente. A bateria incorporou a cultura 'afro' ao incluir, pela primeira vez na história do Carnaval de Manaus, o berimbau, instrumento característico da capoeira. O tema da agremiação ofereceu um toque diferenciado ao gingado brasileiro, ao mesclar passos de danças africanas ao samba tradicional.

Fonte: G1 Manaus
BNC Carnaval 2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar