19 de maio de 2014

Núcleo de Arqueologia será construído com o repasse de 11 milhões da Petrobras

Foto Núcleo de Arqueologia será construído com o repasse de 11 milhões da Petrobras


São Luis - O prédio da antiga Fábrica Progresso, atualmente localizado no centro histórico de São Luís, encontra-se em estado de abandono. Hoje, foi assinado um convênio entre a Universidade Federal do Maranhão, o Governo do Estado e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que garante um repasse da multinacional Petrobras de R$ 11 milhões para restauração do prédio, com a finalidade de transformá-lo em um Núcleo de Arqueologia da Universidade.

Com a construção da refinaria ‘Premium I’, localizada no município de Bacabeira-MA, foram encontrados mais de dois mil artefatos a partir da terraplanagem realizada. A governadora Roseana Sarney ressaltou a importância da criação de um local para expor esses objetos. “A história dos primeiros moradores dessas terras pode ser contada a partir desses objetos. A cultura da sociedade tem que ser preservada. Por essa razão, o governo vai intermediar e contribuir, no sentido de gerenciar, contratar empresas e oferecer recursos com o objetivo de garantir essa construção”, afirmou.

O prédio da Fábrica Progresso, localizado na rua Antônio Rayol, foi construído no final do século XIX e também já serviu de local para o Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (Sioge). O vice-reitor da UFMA, Antônio José Oliveira, lembrou da importância e empenho da Universidade em ocupar os espaços do Centro Histórico. “Antigamente, o objetivo das autoridades da época era que a Universidade ocupasse o Centro Histórico, entretanto, a Universidade foi construída no Bacanga, a fim de facilitar o acesso e deixar os prédios mais próximos. Agora, estamos procurando cada vez mais espaços para levar a Universidade para esse bairro e dar movimento a ele. Revitalizá-lo”, explicou. A Universidade já possui espaços no centro, como a Fábrica Santa Amélia, o Palacete Gentil Braga, o Palácio das Lágrimas, o Memorial Cristo Rei e o Prédio do Mestrado de Direito.

A presidente do Iphan, Jurema Machado, elogiou o trabalho do governo e da UFMA na revitalização do Centro Histórico, e agradeceu a equipe, que será preparada pelo governo e ficará sob supervisão do Iphan durante a reforma do local.

O prédio da Fábrica Progresso, cedido pelo Governo do Estado, possui 4,4 mil metros quadrados e será totalmente restaurado para a criação do Núcleo de Arqueologia, com a finalidade de catalogar e expor os artefatos encontrados em Bacabeira.

A assinatura do convênio ocorreu na presença da governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney; do vice-reitor da UFMA, Antônio José Silva Oliveira, representando o Reitor Natalino Salgado que está, em Brasília, em reunião com os reitores das IFES, para discutir recursos para Assistência Estudantil; da presidente do Iphan, Jurema Machado; da superintendente do Iphan/MA, Kátia Bogéa; do gerente-geral de implantação da Refinaria Premium I, Paulo Turazzi de Carvalho; além de outras autoridades e professores da Universidade.

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar