6 de maio de 2014

Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Fábrica de Gelo no Porto de Mocajituba



São Luis - A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, fez a entrega Fábrica de Gelo, na Praça do Porto de Mocajutuba e ainda sorteou 8 kits de pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A solenidade contou com a presença do superintendente do Ministério da Pesca no Maranhão, Alisson Penha, do deputado federal Cléber Verde, do Secretário de Estado de Estado da Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin e ainda, gestores municipais de Paço do Lumiar, pescadores e marisqueiras da região.

O prefeito Josemar Sobreiro afirmou que o objetivo é garantir o desenvolvimento e o bom funcionamento das cadeias produtivas aquícola e pesqueira do município. “É mais um incentivo para que a nossa população produza os bens de consumo e comercializem aqui mesmo, gerando mais riquezas para nosso município”, disse.

A secretária de Agricultura do município, Rosany Aranha, explicou que a Fábrica contribui de forma positiva não só para os pescadores artesanais e marisqueiros, como para a própria população que não vai precisar se deslocar ao município vizinho para comprar gelo para armazenar por mais tempo o pescado. “O gelo será vendido a R$ 0,27 centavos o quilo, enquanto que a barra de gelo, com 20 quilos, comprada nos municípios próximos, custa R$ 7”, acrescentou.

Na oportunidade foram sorteados 8 kits para os pescadores da região, que são compostos por um motor de rabeta, isopor para armazenamento do pescado, colete salva vidas  e  mais uma rede de pesca.

Segundo o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiros de Pau Deitado, Josué Pereira, a Fábrica de gelo representa um sonho realizado. “Há muito tempo vínhamos lutando para ter um recurso assim, com a chegada da fábrica poderemos produzir mais e armazenar o alimento por mais tempo e com mais segurança, além do comércio que com certeza irá ganhar mais força”, opinou.

Será formada uma cooperativa que dará vida e administração para a fábrica gerando mais recursos para a comunidade pesqueira da região. 

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar