19 de maio de 2014

Prefeitura inicia nova etapa de assistência às vítimas de chuvas

Na zona rural de São Luís, máquinas da Semosp trabalham para facilitar o acesso após as chuvas
São Luis - A Prefeitura de São Luís iniciou nesta sexta-feira (16) mais uma etapa do Plano de Contingência e Assistência às Vitimas das Chuvas, com a mudança das famílias contempladas pelo aluguel social para novos endereços. Devido ao limite de saque do programa, no primeiro dia de mudanças, três famílias moradoras da Rua São Sebastião, no Bairro do Coradinho, estão em novo endereço.

Por recomendação do prefeito Edivaldo, a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) tem se empenhado no atendimento e suporte às famílias desabrigadas. “O prefeito Edivaldo já disponibilizou os recursos para incluir as famílias no programa de aluguel social e até o final da próxima semana, devemos realizar a mudança de todas elas”, destacou a superintendente de Proteção Social Básica da Semcas, Francimélia Marques. Segundo Francimélia, São Luís tem 71 famílias desabrigadas ou desalojadas e, destas, 62 já foram incluídas no Programa Aluguel Social.

SAÚDE
Integrando o conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura junto às vítimas das chuvas, famílias das comunidades Santa Clara, Apaco e Alexandra Tavares estão recebendo assistência, especialmente na prevenção de doenças que possam aparecer em decorrência das chuvas.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que os profissionais da Semus realizam o atendimento das famílias e, se necessário, os pacientes são encaminhados para as Unidades de Saúde da Família (USF) mais próximas. “Verificamos a situação de saúde de cada um, a fim reconhecer e prevenir precocemente casos de risco e tratar os agravos. Isso integra o conjunto de ações de prevenção e promoção à saúde que a prefeitura tem feito junto a todas essas pessoas que estão em condições de vulnerabilidade social”, disse a secretária.

Equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) atendem diariamente na creche Sonho de Criança, onde são disponibilizados à população serviços como consulta médica, aferição de pressão arterial, vacinação, exame clínico, verificação do estado nutricional de crianças e imunização contra a gripe.

Para além destas ações, a Vigilância Epidemiológica, está em alerta também para a identificação de condições que favoreçam o aparecimento de doenças infecto-contagiosas decorrentes do contato com a água das chuvas.

INFRAESTRUTURA
As intervenções de infraestrutura foram intensificadas nos locais mais atingidos pelas fortes chuvas, para melhorar a trafegabilidade nas áreas e garantir mais tranquilidade à população. Durante toda a semana, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) executaram serviço de terraplenagem nos bairros Sá Viana, Vila Natal e Arraial, este último na zona rural de São Luís. 

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a medida soma-se às outras, determinadas pelo prefeito Edivaldo para solucionar os problemas causados por temporais na cidade. "Estamos realizando, de forma paralela, a drenagem e desobstrução de galerias, com implantação de novas tubulações, mais resistentes, além da manutenção constante da limpeza nos pontos mais críticos e suscetíveis a alagamentos", afirmou o secretário.

Os serviços de terraplenagem executados nos bairros darão mais declividade e correção dos trechos, impedindo o acúmulo de água nas vias. Os trabalhos têm o auxílio de uma moto niveladora, pá carregadeira e um caminhão basculante, e deverão ser concluídos nos próximos dias. 


Fotos: Juraci Meireles
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar