30 de junho de 2014

Prefeitura recebe avaliação positiva do Programa Gespública

São Luis - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), recebeu avaliação positiva do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), alcançando 75% de pontuação. Dessa forma, a Semsa se qualifica para concorrer ao Prêmio de Excelência na Gestão Pública, a ser realizado no segundo semestre deste ano. A avaliação é resultado de análise feita por técnicos do Gespública durante visita à Secretaria no início do mês. 


“Essa avaliação positiva nos estimula a trabalhar mais e melhor e reconhece um trabalho pautado na excelência da gestão para os usuários, conforme prega o prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, declarou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro. O Relatório de Avaliação da Gespública atesta que a condução da Secretaria prioriza a melhoria da gestão e que há envolvimento do gestor neste processo, que inclui reuniões periódicas de trabalho, participação do servidor com sugestão de ideias. 


Os avaliadores pontuaram ainda a adequação da estrutura organizacional para as relações interpessoais e a existência de uma identidade organizacional. O relatório destacou as diversas parcerias da instituição com outras secretarias municipais a fim de concretizar resultados. As atividades de capacitação ofertadas aos usuários também foram citadas no relatório como contribuintes para melhorar o atendimento.


No estímulo aos servidores, o relatório realçou as capacitações, tanto na própria instituição quanto na Prefeitura. Os avaliadores ressaltaram como positiva a participação da instituição em eventos promovidos por outras organizações, ocasião em que as informações também chegam à sociedade. Em sua conclusão, o documento considera que “a instituição encontra-se iniciando a transformação gerencial em acordo com os requisitos estabelecidos no Modelo de Excelência em Gestão Pública”. 


O Gespública é um programa de promoção da gestão pública de excelência e tem como objetivos contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e o aumento da competitividade do país. As metas do programa apresentadas durante a capacitação no Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP/MA) servirão de base para a gestão administrativa, jurídica e de comunicação da Secretaria.


“É preciso ter em mente o que chamamos de ‘cultivo da excelência’. Exercitar um conjunto de diretrizes, práticas e atitudes, que, utilizados de forma continuada, garantem bons resultados para a gestão. Sem padrão, não há hábito e sem hábitos não há excelência”, explicou a coordenadora de capacitação do NEP/MA, Leidismar Fernandes Nolasco.



SERVIDORES E GESPÚBLICA

Para potencializar as avaliações do relatório, técnicos do NEP/MA se reuniram com servidores da Semsa na última sexta-feira (27), no Polo Josué de Castro, no Vinhais.  Na ocasião, os servidores receberam orientações para dinamizar a realização de tarefas e informações sobre as metas do programa de gestão. Também foram discutidas formas de melhorar o ambiente de trabalho, garantir o bom desempenho profissional e utilizar, de forma eficaz, as modernas ferramentas de gestão e mídia. 


“Todo o aprendizado e informação adquirido aqui será de grande reforço para qualificarmos ainda mais nosso trabalho, o que irá repercutir positivamente no atendimento ao nosso público”, ressaltou a secretária Fatima Ribeiro. 


A servidora Polyana Ribeiro, que atua no gabinete da Semsa, destacou que as orientações sobre a conduta cotidiana no ambiente de trabalho serão incorporadas às suas funções. “O relato foi muito preciso e tocou em modelos de comportamento para os quais, às vezes, não atentamos. É importante manter a conduta profissional no ambiente de trabalho e ser proativo”, disse. 


Os servidores aproveitaram o momento para relatar as experiências no ambiente de trabalho e fazer sugestões para a excelência do serviço público.

BNC Cidade

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