11 de julho de 2014

Exposição Marinas retrata praias do Nordeste

São Luis  - Inspirado em paisagens de praias e embarcações do Nordeste, o artista plástico gaúcho Cleber Correa Gonçalves apresenta, no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz, Centro) a exposição "Marinas", composta de 10 telas com imagens do mar, incluindo o litoral maranhense. 

O artista recria, por meio da imaginação, paisagens compostas por pescadores e embarcações tradicionais, a exemplo dos barcos de velas coloridas típicos do Maranhão e das jangadas do Ceará. Outras imagens recorrentes na pintura de Cleber Gonçalves são as de praias desertas.

Para pintar as telas da mostra, ele utilizou especialmente espátula com tinta a óleo.

Radicado em São Luís há cinco anos, o artista conta que começou a pintar há 10 anos, logo após ter se aposentado. "Eu precisava ocupar o tempo com uma atividade importante e que me desse prazer e, como sempre gostei de desenhar, passei a me dedicar à pintura", completa.

Para se aperfeiçoar no universo da pintura, Cleber Gonçalves entrou para a escola Atelier Livre, mantida pela prefeitura de Porto Alegre, onde estudou desenho e história da arte.

Depois que veio residir na capital maranhense, conheceu diversos artistas, como Antonio Póvoas, Silva Kadosh e Rui Guterres. Por aqui, ele já apresentou duas exposições individuais e participou de uma mostra coletiva no Museu da Marinha.

A exposição "Marinas" está prevista para permanecer em cartaz até a próxima semana.

Fonte: MPMA
BNC Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar