27 de julho de 2014

Lançado consórcio entre Paço do Lumiar e São José de Ribamar

A parceria entre os municípios visa melhorar sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário
Paço do Lumiar - A Prefeitura de Paço do Lumiar passa a integrar a partir de 1º de agosto o Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Básico, mais conhecido como Pró Cidades, em parceria com São José de Ribamar, que tem como objetivo executar nos próximos anos ações conjuntas para melhorar os setores de abastecimento de água e esgotamento sanitário nesses municípios.

O Pro Cidades foi lançado nesta sexta-feira, 25, pelos prefeitos, Gil Cutrim, de São José de Ribamar, e Josemar Sobreiro, de Paço do Lumiar, e com a presença do legislativo dos dois municípios e a população.

Atualmente Paço do Lumiar tem 60% do seu sistema gerido pela CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão) e o restante pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de responsabilidade do próprio município. Além do setor de abastecimento de água ser deficitário, em Paço do Lumiar não há saneamento básico e o sistema de esgotamento não chega a 1%.    

De acordo com o prefeito Josemar Sobreiro a meta é em aproximadamente oito anos é implantar rede de esgotamento sanitário nesses municípios e beneficiar a população. “Estamos unindo forças em favor da população dos nossos municípios, não podemos mais ficar dependendo de serviço da prestação de abastecimento de água, que por sinal não é eficaz”, disse.

Para a secretária de Infraestrutura de Paço do Lumiar, Andréia Feitosa pontuou que a parceria é um grande avanço para a população dos municípios envolvidos e cita a carência do serviço em Paço. “O serviço de abastecimento não funciona direito e a população não pode viver nessa precariedade, por isso estamos juntos para desenvolver ações que resolvam o problema”, explicou.

Outros serviços como ações relacionadas ao destino final de resíduos sólidos também estão autorizados pelo Consórcio Público Intermunicipal firmado entre as prefeituras, nesse seguimento está previsto a implantação de uma usina de reciclagem de lixo.

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar