11 de julho de 2014

Prefeitura e Unicef apresentam ações da Plataforma Centros Urbanos

São Luis - A Prefeitura de São Luís e representantes do Unicef no Maranhão apresentaram nesta quarta-feira (9) um panorama das atividades desenvolvidas até agora no projeto Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que prevê ações voltadas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O projeto é uma iniciativa do Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades.

Durante o encontro, na sede da Prefeitura, foi apresentada a linha de base para as ações da PCU, elaborada nos últimos três meses dividindo a capital maranhense em 30 áreas. A separação em territórios utilizou como referência a divisão censitária do IBGE. Em cada área foram analisados indicadores como taxa de mortalidade infantil, percentual de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal, taxa de homicídios entre adolescentes, percentual de crianças matriculadas na educação infantil e percentual de escolas de educação básica que possuem quadra esportiva. 

“Não é só o poder público atuando, é um trabalho conjugado com a sociedade civil, com a comunidade no território.Temos que propor ações interventivas pra que se mude esse resultado”, afirmou a titular da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, articuladora do projeto no município. 

A coordenadora do escritório do Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, explicou que a intenção da reunião é mostrar o que já foi produzido e apresentar os próximos passos a serem dados. 

“A construção dessa linha de base é importante tanto para nós como para a Prefeitura e, com certeza, para as próprias comunidades, porque ela nos dá uma clara demonstração de onde estão os gargalos, ou seja, os grandes desafios dentro da cidade e onde a gente precisa focar os nossos investimentos”, comentou Eliana Almeida. 

De acordo com o planejamento da Plataforma Centros Urbanos, a próxima etapa dos trabalhos será a realização de agendas de grupos de trabalho temáticos com representantes de diversas secretarias municipais sobre os problemas detectados nos territórios. A primeira reunião está marcada para a próxima quarta-feira (16) no auditório da Semcas. 

Com a conclusão dos grupos de trabalho, serão iniciados fóruns em cada um dos territórios prioritários para construção de um plano de ação em conjunto com a comunidade. “Em contato direto com a comunidade no território, ela vai apresentar, vai conhecer, e vai também fazer parte do processo, pensando junto com a gente como podemos superar os problemas detectados em seus territórios”, ressaltou a secretária Andréia Lauande.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar