28 de julho de 2014

Prefeitura participa da assinatura da ordem de serviço para reforma do Mercado Centra

Projeto observará as linhas arquitetônicas da reforma dos anos 1939-1940
São Luis - Representantes da Prefeitura de São Luís acompanharam a assinatura da ordem de serviço do projeto executivo da reforma do Mercado Central. O documento foi assinado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra as 45 obras contempladas pelo PAC Cidades Históricas, que beneficiarão a restauração do Patrimônio Histórico em São Luís.

O processo de reforma do Mercado Central é desenvolvido através de parceria entre a Prefeitura e o Iphan cabendo ao município o cadastro de identificação dos feirantes e o remanejamento para um prédio próximo durante o período de execução dos serviços. Todas as bancas, barracas e quiosques que estão do lado de fora do mercado serão realocados em espaços internos.

A empresa vencedora da licitação tem 210 dias para apresentar o projeto executivo, orçamento detalhado e cronograma da obra. A empresa responsável por fazer o projeto já tem em mãos o documento de cadastramento dos feirantes e concluirá estudos preliminares com visitas e observação do local. A previsão é que o início da reforma ocorra em abril do próximo ano.

O projeto observará as linhas arquitetônicas da reforma dos anos 1939-1940, no governo de Paulo Ramos, mas objetiva ser um marco de edificação dentro do elenco de obras do PAC Cidades Históricas. Uma das medidas será a setorização dos serviços e produtos oferecidos pelos feirantes, o que facilitará o acesso do consumidor ao produto de seu interesse. A intenção dos arquitetos é que o projeto ofereça espaço, conforto e mobilidade para vendedores e seus clientes.

A reforma do Mercado Central faz parte de um conjunto de obras para requalificação urbanística da área onde está localizado e inclui a reforma do prédio do Sioge, que dará lugar às faculdades de História e Arqueologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); a Fábrica São Luís, que após a conclusão dos serviços será usada como sede da Câmara Municipal; Fábrica Santa Amélia, onde funcionarão os cursos de Hotelaria e Turismo da UFMA; e Fonte das Pedras.

Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço representantes da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Iphan, Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), feirantes do Mercado Central e da empresa executora do projeto.

Foto: Divulgação
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar