29 de agosto de 2014

Conselho Regional de Psicologia do Maranhão comemora o Dia do Psicólogo

São Luis - Com o tema “Democracia e participação no sistema de Conselhos”, o Conselho Regional de Psicologia do Maranhão/22º região (CRP/MA) realizou nessa quarta-feira, 27, Dia do Psicólogo, uma programação comemorativa, que contou com a presença do vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Oliveira (MG). Ele participou de uma das mesas temáticas, “Democracia e Participação”, junto com a presidente do CRP/MA, Nelma Pereira da Silva. O evento foi prestigiado por profissionais e estudantes.

Para a mesa de abertura, foram convidados a coordenadora do mestrado de psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Denise Bessa Léda, os coordenadores dos cursos de psicologia da UFMA, Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) e Pitágoras, os professores Cristianne Carvalho, Francisca Silveira e João Cabral, respectivamente. Além deles, a vice-presidente do Sindicato dos Psicólogos do Maranhão, responsável pela defesa dos direitos trabalhistas da classe, Valéria Pereira, e a presidente da Empresa Júnior de Psicologia da UFMA, NovaMente, Leila Pereira.

“Esse evento é importante não só para comemorar o dia do psicólogo, mas também para lembrar as várias funções do psicólogo hoje na sociedade, que já atua em áreas como a jurídica, educacional, administrativa, clínica e da assistência social. E também, lembra a população que o Conselho serve para para fiscalizar seu exercício profissional. É uma segurança para a população que busca os serviços prestados por ele”, explica a presidente do CRP/MA, Nelma Pereira da Silva, primeira presidente eleita após o desmembramento do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão. Ela também ressaltou a importância do registro profissional para o psicólogo: “Sem o registro profissional, o psicólogo é apenas um bacharel”, enfatiza.

Outra mesa temática foi “Orientação, Ética e Direitos Humanos”, onde foram apresentadas as comissões que integram o CRP/MA: Comissão de Orientação e Ética (COE), Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e Comissão de Direitos Humanos (CDH), coordenadas respectivamente por Francisca Pereira da Cruz, Silvia Vale e Simone Rodrigues.

Durante a programação, os participantes conheceram também os membros que compõem atualmente o CRP/MA, dentre eles, a vice-presidente Isalena Santos Carvalho e o coordenador geral Jack Charlie. O evento marcou também um ano de desmembramento do Conselho do Ceará, que antes, além dos psicólogos cearenses, atendia os profissionais dos estados do Piauí e Maranhão. Atualmente, o CRP/MA, possui 1.389 psicólogos em atividade e trabalha atualmente na entrega das carteiras de identidade profissional (CIP), para os que ainda possuíam o registro do Ceará e para os profissionais que ainda não fizeram registro no Conselho.

O psicólogo que não pode participar da programação especial e entregar a documentação para a CIP, pode fazer a carteira de identidade profissional na sede do CRP/MA, localizado na rua 17, quadra 22, casa 9, Conjunto Vinhais, em frente a Praça da Criança, próximo a Auto-escola Saraiva. Para informações, o número do Conselho é 3227-0506.mbém um ano de desmembramento do Conselho do Ceará, que antes, além dos psicólogos cearenses, atendia os profissionais dos estados do Piauí e Maranhão. Atualmente, o CRP/MA, possui registrados 1.389 psicólogos e trabalha atualmente na entrega das carteiras de identidade profissional (CIP), para os que ainda possuíam o registro do Ceará e para os profissionais que ainda não fizeram registro no Conselho.

O psicólogo que não pode participar da programação especial e entregar a documentação para a CIP, pode fazer a carteira de identidade profissional na sede do CRP/MA, localizado na rua 17, quadra 22, casa 9, bairro Vinhais, em frente a Praça da Criança, próximo a Auto Escola. Para informações, o número do Conselho é 3227 0556.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar