9 de agosto de 2014

Prefeitura promove manutenção da paisagem urbana


São Luis  - A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), está promovendo ações de manutenção paisagística dos logradouros públicos da cidade. Além dos trabalhos de reorganização das praças e da arborização urbana, o Instituto iniciou neste mês os serviços diários de irrigação dos espaços públicos em São Luís. Os serviços na área de manutenção paisagística seguem a orientação do prefeito Edivaldo para a qualificação dos sítios urbanos.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, o trabalho de irrigação está sendo desenvolvido, nesse primeiro momento, em avenidas e rotatórias durante o período noturno. O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, lembrou que as ações estão sendo realizadas em canteiros centrais das principais vias de São Luís.

“Cuidar dos espaços que garantam à população melhor qualidade de vida é uma prioridade e reflete a constante preocupação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em promover bem estar à população”, afirmou Luiz Carlos Borralho. Ele explicou que o trabalho de irrigação conta com o apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), responsável pela organização do trânsito.

Para a irrigação dos pontos estão sendo utilizados dois caminhões pipa com capacidade para dez metros cúbicos para regar árvores e jardins. O serviço foi iniciado pelas avenidas dos Holandeses, Carlos Cunha e pelas praças Deodoro e Pedro II. O trabalho no período noturno também compreende a poda de árvores e já foi realizado na Avenida Daniel de La Touche. As ações de manutenção paisagística incluem a poda preventiva, desobstrução de sinais, levantamento de copa e supressão de árvores mortas existentes nos canteiros centrais e laterais de avenidas.

Os serviços de manutenção também já foram realizados em trechos da orla da capital. Na Avenida Litorânea, foi realizada a poda de palmeiras ao longo de toda a via. A ação busca oferecer um ambiente paisagístico mais agradável à população e turistas que visitam o local. “O paisagismo em locais turísticos de nossa cidade, como as praias, é uma importante ferramenta para proporcionar aos nossos visitantes uma cidade mais limpa e bonita”, enfatizou Luiz Borralho.

VIVEIRO
Através de parceria entre o Impur e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Prefeitura deu início à produção de mudas ornamentais em viveiro implantado na Universidade. A produção das mudas, além de promover a redução de custos, também incentivará a preservação do meio ambiente.

De acordo com o convênio estabelecido entre a Prefeitura e a Uema, o município fornecerá a mão-de-obra, os insumos para produção de composto orgânico, a logística e o acompanhamento dos trabalhos. Em contrapartida, a Universidade oferecerá o espaço dotado de infraestrutura para o cultivo das mudas e os alunos. Os docentes do curso de Agronomia desenvolverão, ainda, trabalhos de extensão para capacitar e mobilizar as comunidades locais.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar