12 de agosto de 2014

Prefeitura sensibiliza gestores escolares para combate ao trabalho infantil

São Luis - A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), iniciou o Projeto “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, cujo objetivo é promover ações de prevenção e combate ao trabalho infantil em áreas consideradas de risco na capital maranhense. As duas pastas da administração municipal reuniram 33 gestores escolares em uma atividade de sensibilização, realizada no auditório da Semcas.

A atividade se insere na determinação do prefeito Edivaldo de resguardar o direito da criança e do adolescente, o que inclui o combate ao trabalho infantil em todas as suas formas. “O trabalho infantil leva à evasão escolar e compromete todo o futuro das nossas crianças. A sensibilização para mudar essa realidade pode começar na escola. É por isso que são importantes tanto as parcerias costuradas dentro da Prefeitura de São Luís quanto as que desenvolvemos, a partir de iniciativas como esta, com os nossos gestores escolares, com os estudantes e suas famílias”, disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

O foco maior do projeto são as escolas públicas da zona rural. Segundo a coordenadora do Programa de Correção de Fluxo Escolar da Semed, Márcia Mafra, é nesta área que o trabalho infantil, especialmente o doméstico, tende a ser mais comum. Ela explica que muitas crianças deixam de ir pra escola para cuidar dos irmãos mais novos ou porque não conseguiram concluir todos os afazeres domésticos. “Precisamos fortalecer a frequência escolar, sensibilizando pais, alunos, professores e gestores sobre as consequências do trabalho Infantil”, assinalou.

A coordenadora do Programa de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil pela Semcas, Rosângela Mota Miranda, apontou a utilização de uma metodologia lúdica no projeto, a partir de jogos, pintura, desenho, escrita e expressão corporal para instruir e orientar as crianças e adolescentes. “Assim, eles podem se perceber enquanto sujeitos de direitos e saber identificar uma situação de exploração infantil, podendo inclusive denunciar os abusos”, afirma Rosângela.

O “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” tem ações previstas até novembro deste ano, incluindo oficinas didáticas com crianças e adolescentes. Os desenhos, pinturas, poemas cartas e outros materiais produzidos nesses encontros integrarão uma exposição, no final do mês de novembro. O trabalho direto com as crianças e adolescentes acontecerá logo após o término das sensibilizações dos gestores, professores e orientadores pedagógicos.

O projeto também vai mapear as crianças que ainda não são assistidas pelos programas governamentais e também identificará casos de trabalho infantil. “Arrumar seu quarto ou mesmo lavar o prato e os talheres que utiliza é saudável para a criança, para aprender a valorizar sua casa e o trabalho dos seus pais, mas ser responsável por toda a limpeza da casa, lavar, cozinhar e cuidar de crianças menores, isso é exploração do trabalho infantil e não deve acontecer”, enfatiza Rosângela Mota.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar