1 de setembro de 2014

Prefeitura inicia aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV

São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), iniciou nesta segunda-feira (1º) a aplicação da segunda dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV). O calendário de vacinação do município está em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde (MS) e a expectativa da Semus é que sejam imunizadas 27 mil meninas de 11 a 13 anos de idade nesta segunda etapa.

Segundo a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo, a imunização contra o HPV é essencial para prevenção contra o câncer de colo de útero. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde [OMS], o câncer de colo de útero é a quarta enfermidade que mais mata em todo o planeta. Por isso, é preciso que as pacientes tenham a consciência da importância do ato”, informou.

Terezinha Lobo explicou que durante o mês de setembro, deverão procurar a segunda dose da vacina somente as meninas que foram imunizadas entre os dias 10 de março e 10 de abril deste ano. Quem recebeu a primeira dose da vacina depois do dia 10 de abril deverá buscar a imunização somente no mês de outubro. A superintendente explicou que, com a segunda vacina, a paciente terá proteção imunológica por cinco anos contra o HPV.

Na primeira fase de aplicação da vacina contra o HPV, a Semus atingiu uma cobertura de 90%, percentual acima da média nacional, que foi de 87,3%. O município de São Luís aplicou 22.875 doses da vacina contra o HPV no período de março a agosto deste ano segundo dados do Programa Nacional de Imunização.

Para o ano que vem, o Ministério da Saúde pretende ampliar o público alvo da vacinação contra o HPV para meninas entre 9 e 11 anos de idade. “Quem se imunizar desde já, terá menos chances de ter a doença no futuro”, frisou Terezinha Lobo.

BNC Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar