26 de novembro de 2014

Nelma Sarney abre Semana da Conciliação propondo pacificação social

São Luis - “Este é um evento que se fortalece a cada ano e que se constitui como um marco na luta pela promoção da paz social, por meio do empoderamento dos cidadãos para resolver suas lides”. Com esta afirmação a corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, abriu os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação.

A corregedora destacou que a conciliação é uma ferramenta indispensável no processo de pacificação da sociedade. Com base no relatório Justiça em Números, ela defendeu que o caminho para uma sociedade melhor só é possível por meio de uma atuação integrada entre os poderes constituídos e com a efetiva participação da população. Conforme divulgou, hoje já são mais de 95 milhões de processos no Judiciário brasileiro.

Promovida em todo país pelo Conselho Nacional de Justiça, no Maranhão a Semana da Conciliação é coordenada pela Corregedoria e Tribunal de Justiça (TJMA). Presente na abertura, a desembargadora Cleonice Freire, presidente do Tribunal, reforçou que acredita na prática da conciliação para o alcance dos objetivos da Justiça. A presidente também falou da Conciliação Itinerante, projeto do TJMA que será desenvolvido durante esta semana e que tem a finalidade de atender moradores da região da Cidade Operária.

De acordo com a coordenadora dos Juizados Especiais no Maranhão, juíza Márcia Chaves, até o momento estão agendadas 12 mil audiências em 103 unidades judiciais. A unidade com mais audiências de conciliação é a Vara Única de Anajatuba, contabilizando 504. Também têm destaque o juizado de Açailândia (231) e o 3º Juizado Cível de São Luís (214); seguida da 3ª Vara da Família da capital (113). Os trabalhos da Semana acontecem até sexta-feira (28) em todo o estado.

O reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, destacou que a universidade tem o papel de contribuir com a promoção de serviços à sociedade. Ele falou da importância do Poder Judiciário para a população e reforçou a necessidade de uma atuação em sintonia para melhor ofertar os serviços das instituições aos cidadãos.

BNC Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar