4 de dezembro de 2014

Prefeitura adquire aparelhos para estudantes com dificuldades auditivas

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís adquiriu 15 aparelhos de frequência modular que serão distribuídos na primeira quinzena deste mês a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino com dificuldades auditivas. De acordo com a coordenadora do setor de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde (Semus), Serenília Vale, a entrega desses equipamentos será fundamental para auxiliar na superação de entraves que comprometem o aprendizado dos estudantes que serão beneficiados.

“O prefeito Edivaldo tem uma atenção especial ao pleno desenvolvimento dos estudantes do Município e por isso determinou que a Semus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), execute esta ação para reforçar o trabalho de assistência de saúde prestado pela Prefeitura a estudantes da rede pública”, informou Serenília Vale.

Segundo a coordenadora, os aparelhos foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Saúde (MS). Para identificação e escolha dos beneficiários dos aparelhos auditivos, a Semus firmou parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que coordenou o processo de triagem dos estudantes contemplados.

O sistema de frequência modulada funciona como um microfone remoto, sem fio, composto de duas partes: o transmissor, utilizado pela fonte sonora; e o receptor, utilizado pela pessoa com deficiência auditiva. Com o equipamento, o estudante consegue entender o que está sendo dito sem perder os sons do ambiente.

NÚMEROS
De acordo com informações do MS, o sistema já beneficiou aproximadamente 6,7 mil pessoas em todo o país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 9,7 milhões de brasileiros sofrem, atualmente, com alguma limitação auditiva.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar