21 de dezembro de 2014

Prefeitura debate com comunidade importância do Canal do Rio das Bicas

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís realizou durante esta semana uma reunião com os moradores do bairro Salinas do Sacavém sobre a obra do Canal do Rio das Bicas. O titular da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, foi o interlocutor do governo municipal e esclareceu que a obra será entregue em breve. A construção do canal está inserida no Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga executado através da Sempe.

O secretário Gustavo Marques lembrou que o principal entrave para a conclusão dos serviços foi superado durante este ano. Cerca de 30 famílias que habitavam às margens da construção do canal foram indenizadas pela Prefeitura e possibilitaram o avanço da obra. Ele ressaltou que desde o início da gestão o prefeito Edivaldo determinou a celeridade dos serviços e tem garantido a continuidade do projeto.

A obra evitará enchentes, assoreamento do curso d'água e erosão nas margens do rio. Os técnicos presentes na reunião também lembraram a importância da comunidade atuar junto com a Prefeitura para preservar o leito do canal e conservar a limpeza da estrutura, elementos essenciais para o perfeito funcionamento da obra garantindo solução aos problemas enfrentados pela comunidade durante o período chuvoso.

Na ocasião, os engenheiros da Prefeitura frisaram que dentre os avanços da obra está o nivelamento do terreno que será área prioritária de reassentamento (APR 2) e terá 12 casas para esse fim. “Reuniões como essa servem para avaliarmos o andamento da obra e as percepções da comunidade sobre o trabalho desenvolvido”, afirmou o especialista socioambiental, José Antônio Viana Lopes. Ele lembrou que as observações feitas pela comunidade serão analisadas e encaminhadas aos setores responsáveis.

O Canal do Rio das Bicas compreende um trecho de aproximadamente 2 km de extensão, entre a Rua São Pedro e a Avenida Vicente Queiroga. A intervenção está sendo realizada em três trechos e inclui ainda a execução de galerias tubulares de concreto armado e outros dispositivos de microdrenagem. 

BNC Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar