18 de dezembro de 2014

Prefeitura lança projeto “São Luís Resíduo Orgânico Zero”

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), lançou esta semana, no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM), o projeto “São Luís Resíduo Orgânico Zero”. O objetivo é trabalhar o tratamento de resíduos sólidos domiciliares por meio de um sistema de biodigestão, conhecido como compostagem. O projeto foi apresentado pelo titular da Semmam, Rodrigo Maia.

Durante a exposição, o secretário lembrou que a proposta vai contribuir para que São Luís avance ainda mais na gestão sustentável de resíduos, conforme política de governo estabelecida pelo prefeito Edivaldo. “O Resíduo Zero tem uma importância estratégica para o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o qual será concluído em breve pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e que tem uma relação direta com o projeto que estamos lançando neste momento”, destacou.

Segundo Rodrigo Maia, os resíduos orgânicos representam mais de 60% do total do lixo coletado na capital maranhense. Quando não tratado o material se torna a principal fonte de poluição do solo, dos corpos hídricos e da atmosfera, pois gera efluentes líquidos (chorume) e gasosos (biogás). Por isso, as ações do projeto terão um impacto direto na qualidade de vida na capital maranhense.

A importância da iniciativa foi ressaltada pelo pesquisador e jornalista Moisés Matias. Ele explicou aos presentes a metodologia do projeto, que funcionará por meio de oficinas em comunidades de São Luís previamente selecionadas pela Semmam. As oficinas terão duração de oito horas, e formará ao final de cada turma 20 agentes multiplicadores. Cada participante receberá um kit contendo material didático sobre o processo de compostagem, camisa e uma composteira.

De acordo com Moises Matias, nas oficinas será trabalhada a compostagem dos resíduos orgânicos como forma eficiente de reaproveitar os resíduos. “O que fará com haja diminuição da presença deles nos lixões a céu aberto ou aterro sanitário, promovendo uma nova utilização através de sua transformação em adubo orgânico seco ou umidificado” explicou.

A Semmam prevê a realização de 15 oficinas que deverão formar 300 multiplicadores. Para a primeira etapa do projeto, a Semmam selecionou as regionais do Anjo da Guarda, Vila Bacanga, Vila Embratel, Liberdade, Alemanha, Coroado, Sacavem, Cohab, Vicente Fialho, Cantinho do Céu, São Francisco, Cidade Operária, Jardim América e o Maracanã.

Entre os participantes do evento, esteve presente a representante da comunidade do Parque do Diamante, Nazaré Pinto, que recebeu o primeiro kit do projeto. Ela já fez sua inscrição para participar da oficina que começa no dia 6 de janeiro de 2015, no Diamante. “Tudo o que eu aprender nas oficinas vou repassar adiante, pois desejo que esse projeto traga um bom impacto para São Luís e que, em breve, haja realmente uma redução na quantidade do lixo orgânico na coleta da cidade”, disse.

COMPOSTAGEM
Segundo a NBR 13591/96 a compostagem corresponde ao processo de decomposição biológica da fração orgânica biodegradável dos resíduos efetuados por uma população diversificada de organismos em condições controladas de aerobioses e demais parâmetros desenvolvidos em duas etapas distintas: uma de degradação e outra de maturação.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar