18 de dezembro de 2014

Vigilâncias iniciam campanha de Combate à Dengue e Chikungunya

 

Grande Ilha - Paço do Lumiar iniciou nesta quinta-feira, 18, a campanha municipal de combate à Dengue e a Chikungunya, com uma ação educativa no Viva Maiobão. Durante toda a manhã, agentes comunitários de saúde e de endemias distribuíram panfletos e orientaram a população sobre as formas de contágio do vírus Aedes aegypti.

 

A campanha de combate à Dengue e a Chikungunya acontece até o dia 26, com panfletagem e inspeção nas comunidades, e realização de exames de sorologia nas Unidades Básicas de Saúde.

 

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Palov Fernandes, disse que a proliferação das larvas do mosquito independe do clima, e que a população deve ter a consciência de que a prevenção ainda é a estratégia mais eficiente de combate à Dengue. “É importante que cada morador seja responsável pelo ambiente onde vive não acumulando restos de materiais propícios ao criadouro do mosquito”, alertou.

 

Apesar de sintomas parecidos, a pessoa com Dengue apresenta febre, dor na cabeça e pelo corpo, manchas vermelhas na pele, dores nos olhos, dentre outros sintomas. Já Chikungunya, os sinais evidentes são as fortes dores nas articulações (tornozelos, punhos, joelhos, cotovelos e coluna vertebral). Ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

No mapa da Dengue, Paço do Lumiar está classificado como município médio risco. Este ano foram notificados 40 casos, com um óbito supostamente causado pela Dengue Grave - mais conhecida como Dengue Hemorrágica.

 

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Epidemiologia, Ilana Barros, “os dados são cada vez mais decrescentes, visto às inúmeras intervenções dos ACS e ACE, nas comunidades e bairros de Paço do Lumiar, com os serviços de pulverização do ar – carro fumacê, orientação da população e mutirões de coleta de materiais cumulativos, como carcaças de fogões, geladeiras, pneus, garrafas, outros”.

 

Sinais de alerta
Dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen.
Vômitos persistentes
Acumulação de líquidos
Sangramento de mucosas
Letargia ou irritabilidade
Sinais da Dengue Grave
É todo caso de dengue que apresenta um ou mais dos seguintes resultados:
Choque devido ao extravasamento grave de plasma evidenciado por taquicardia, extremidades frias e tempo de enchimento capilar igual ou maior a três segundos, pulso débil ou indetectável, pressão diferencial convergente; hipotensão arterial em fase tardia, acumulação de líquidos com insuficiência respiratória.
Sangramento grave, segundo a avaliação do médico e comprometimento grave de órgãos tais como: dano hepático, sistema nervoso central (alteração da consciência), coração (miocardite) ou outros órgãos.
BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar