22 de janeiro de 2015

O SUMIÇO DA ESTÁTUA DE SARNEY

JM Cunha Santos

Grande Ilha - Sumiu. Não está no Convento das Mercês, não está na Ilha de Curupu, nem no Castelo Medieval. Alguns juram que foi vista no terreiro de Bita do Barão, ocupando o lugar de Exu Caveira; outros garantem que foi doada para o governo da Indonésia para servir de Estátua da Liberdade, E há quem diga que foi arrematada por Renan Calheiros num leilão de antiguidades desnecessárias.
Os mais teimosos insistem que foi perdida pela família numa noitada de Pif Paf num cassino de Miami Não se descarte, porém, a possibilidade de que tenha sido levada por algum fã saudoso da ditadura militar ou adquirida por Lula para servir de santo na hora das orações pelo impeachment de Dilma Roussef.
O fato é que a estátua de Sarney sumiu. Ninguém sabe; ninguém viu. Se procurarem na Academia Maranhense de Letras, não vai estar lá. Na sede do PMDB em São Luís, menos ainda. No Ministério das Minas e Energias, muito pior. A estátua de Sarney escafedeu-se. Sumiu como sumiram os correligionários, da mesma forma que desapareceu a Refinara Premium, com a mesma determinação com que desapareceram os votos aqui e no Amapá, com a mesma fugacidade com que desapareceu o empréstimo ao BNDES.
Foi pior que o “O Sumiço da Santa”, porque ninguém quer nem saber onde está. Nem a estátua nem o protagonista. Os maledicentes sugerem que foi “confiscada” por repórteres demitidos do Sistema Mirante depois da vitória de Flávio Dino, a título de indenização por cargos perdidos no governo. Outros afirmam que foi levada por Ana Grazziela como lembrança dos polpudos tempos na presidência da Fundação da Memória Republicana.
Já há quem diga que a estátua, hoje, faz parte de um Programa de Proteção a Testemunha, diante de tanta coisa ilegal que viu na FMRB ou que foi inclusa como prova na delação premiada do doleiro Alberto Youssef. O fato é que a estátua de Sarney se encontra em lugar incerto e não sabido, da mesma forma que em lugar incerto e não sabido se encontram Lula e Dilma depois do pacote econômico e o ex-chefe da Casa Civil do governo Roseana, João Abreu, depois da Operação Lava Jato.
Já estão pensando até em oferecer recompensa para quem der informações sobre o paradeiro da estátua. No mesmo valor do gasto anual do então governo Roseana Sarney com a Fundação do papai.
 BNC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar