15 de janeiro de 2015

Prefeito Edivaldo anuncia mais leitos para o Hospital da Mulher

Prefeito participa de apresentação de avaliação das ações de 2014 e planejamento das metas para2015 no Hospital da Mulher
Grande Ilha - Em visita ao Hospital da Mulher, na tarde desta terça-feira (13), o prefeito Edivaldo anunciou a ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Mulher. Ele também participou da apresentação de um planejamento das ações que serão implantadas no hospital durante o ano de 2015, para expansão da qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes. 


A unidade de saúde é centro de referência no bairro do Anjo da Guarda e, nos últimos dois anos, registrou avanços significativos, como a ampliação do número de leitos de internação e de UTI e aquisição de novos aparelhos de tomografia computadorizada e raio-X.


“O Hospital da Mulher tem tido grandes avanços durante nossa gestão e, em breve, iremos ampliá-lo, com a entrega de mais cinco leitos de UTI. Já inauguramos o serviço de tomografia, e implementamos novos serviços como o de neurocirurgia e de cirurgia para remoção de nódulos benignos de mama”, disse o prefeito. Ele acrescentou que o próximo passo é trabalhar para a construção do Hospital Jackson Lago e também fortalecer a atenção básica com reforma e equipamentos. 


Edivaldo se mostrou muito otimista com as ações planejadas para 2015. Ele adiantou que a parceria com o governo do Estado, que tem agora um governador amigo de São Luís, possibilitará avanços maiores não somente na área de saúde, mas também nas áreas de Educação e de Infraestrutura. 


“Em parceria com o governo do Estado, podemos trazer asfalto para a área Itaqui-Bacanga, vamos construir creches, reformar unidades de saúde e escolas”, completou o prefeito. Acompanharam o prefeito na visita a primeira dama, Camila Vasconcelos, a secretária de Saúde, Helena Duailibe, e o secretário de Comunicação, Batista Matos.



PARTICIPAÇÃO POPULAR

Todo o planejamento da diretoria do Hospital da Mulher, segundo a diretora geral do hospital, Natalia Mandarino, foi feito com a participação de representantes da área Itaqui-Bacanga e do Conselho Municipal de Saúde. “Fizemos questão de envolver a comunidade neste planejamento porque ninguém melhor do que a própria comunidade para dizer o quer é melhor para cada morador da região”, contou Natalia. 


A secretária Helena Duailibe afirmou que o hospital tem papel fundamental na rede de atendimento do Município. “Temos aqui um serviço de neurocirurgia que faz a diferença hoje na evolução dos atendimentos tanto no Socorrão I como no II. Antigamente, ficávamos sem saber para onde encaminhar esses pacientes e hoje os aneurismas e os tumores cerebrais estão sendo operados aqui nesta unidade”, destacou a secretária. 


De acordo com a diretora administrativa do Hospital da Mulher, Francisca Duarte, as ações de reestruturação da rede municipal de saúde adotadas pela Prefeitura foram fundamentais para a melhoria do atendimento na unidade. "Esses avanços são resultado do compromisso do prefeito Edivaldo e da secretária Helena Duailibe de garantir qualidade de vida à população de São Luís", afirmou a diretora.


Para a representante do Conselho Municipal de Saúde, Marcelina Soares Cardoso, a ampla oferta de serviços e a qualidade no atendimento refletem a preocupação da gestão municipal com a saúde da população. “Ficamos felizes em ver o que é hoje o Hospital da Mulher, que, durante muitos anos ficou, abandonado pelo poder público. Aqui estamos vendo o resultado de um trabalho que tem o compromisso com a população”, disse Marcelina.


Entre as metas apresentadas pela administração do hospital para 2015 estão a reorganização do processo de admissão, acolhimento e triagem dos pacientes, implantação do serviço de biopsia retal, reestruturação dos consultórios médicos e reestruturação do serviço de atendimento a mulheres vitimas de violência. 

Fotos: A. Baêta
BNC Cidade

2 comentários:

  1. Tava precisando mesmo, assim poderão atender muito melhor a população, fico feliz que a área da saude está recebendo atenção do prefeito .

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esse hospital fa mulher precisa realmenta da atenção da prefeitura espero que possa continuar nesse ritimo e servim bem a população

    ResponderExcluir

quero comentar