13 de janeiro de 2015

Prefeitura executa serviços de revitalização do Centro Histórico

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís iniciou neste final de semana a execução de uma série de serviços de revitalização do Centro Histórico da capital. Cerca de 30 homens intensificaram o trabalho de limpeza e lavagem das ruas e escadarias, varrição e coleta, manutenção da iluminação pública, poda de árvores e restauração do calçamento. As ações são realizadas em parceria com o Governo do Estado, que reforçou a segurança do local, por meio da realização de operações ostensivas e aumento do efetivo policial em toda a área do Centro Histórico.

O prefeito Edivaldo declarou entusiasmo com o início dos trabalhos pactuados com o Governo do Estado e destacou o novo relacionamento institucional, colaborativo entre os dois poderes. "Estamos felizes em finalmente termos um prefeito e um governador agindo juntos em prol de nossa cidade. O nosso Centro Histórico é um local reconhecido internacionalmente e merece o empenho máximo e conjunto das instâncias de poder público para manter-se bem cuidado e atraente”, disse.    

Segundo o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, as ações mais emergenciais para revitalização do Centro Histórico de São Luís foram levantadas e mapeadas a partir de visitações realizadas ao local pelo próprio prefeito Edivaldo e pelo governador Flávio Dino, em dois momentos distintos, quando iniciaram as tratativas para a consolidação da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.

“São alternativas viáveis e que trarão um resultado imediato na melhoria de toda a área. O que queremos é devolver à população um Centro Histórico revitalizado e mais aprazível aos visitantes, para aumentarmos de forma significativa o fluxo turístico no local”, disse Lula Fylho. O secretário informou ainda que, após a conclusão dos primeiros serviços que estão em andamento, outras ações de curto, médio e longo prazo serão realizadas em uma nova etapa, envolvendo secretarias municipais e estaduais, para melhorar o Centro Histórico em todos os aspectos.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, explicou que, diariamente, a Prefeitura realiza ações de limpeza pública do Centro Histórico da capital, que abrangem o serviço de coleta de resíduo domiciliar, coleta seletiva de papelão e plástico e varrição e catação. "As medidas recentes são de ampliação desse pacote de serviços, que inclui também a revitalização do calçamento, das calçadas e praças dessa região, para melhorar ainda mais o aspecto da área e a segurança pública para turistas, comerciantes e a população em geral", disse Araújo.

Outras intervenções previstas para a próxima etapa são a instalação de lixeiras subterrâneas, a reforma dos banheiros do Mercado das Tulhas e a implantação de uma base da Polícia Militar na Praça Nauro Machado, que também será utilizada pelo Batalhão de Policiamento Turístico. Também serão desenvolvidas, na área do Centro Histórico, ações de saúde, como o projeto “Crack: é Possível Vencer”, para prestar assistência à população de rua e atendimento aos usuários da droga. A ação será coordenada conjuntamente pelas secretarias de Saúde municipal e estadual.

INCENTIVO AO TURISMO
Também serão incluídas na etapa seguinte de revitalização do Centro Histórico ações específicas de divulgação e promoção do local, para estimular o turismo na área. Essas ações foram destacadas na última reunião realizada entre o prefeito Edivaldo e a secretária Estadual do Turismo, Delma Andrade, no início da semana passada.

Além das ações de divulgação promocional do Centro Histórico, o secretário municipal de Turismo, Guilherme Marques, informou que a parceria prevê ações para humanizar o Centro Histórico, a partir da ativação de diversos equipamentos culturais de grande apelo turístico e que precisam estar abertos todos os dias, inclusive aos finais de semana, para receber os turistas e também para que a população de São Luís volte a frequentar o Centro Histórico de sua cidade.

“Vamos promover espetáculos culturais e atrações folclóricas genuinamente maranhenses, que agradem tanto a população local como o visitante, de forma que o turismo seja potencializado e, consequentemente, alavanque o setor a patamares positivos na capital”, frisou Guilherme Marques.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar