11 de janeiro de 2015

Prefeitura intensifica limpeza de canais e galerias de São Luís

Grande Ilha - Com a aproximação do período de chuvas, a Prefeitura de São Luís intensificou nesta semana as ações de desobstrução, manual e mecanizada, de canais, galerias e bueiros. O objetivo da ação é retirar areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de resíduos nas vias públicas. A medida é determinada pelo prefeito Edivaldo para facilitar o escoamento das águas pluviais e prevenir a cidade contra enchentes e alagamentos.

Ao todo, a programação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) totaliza a limpeza de 75 áreas de canais de concreto, canais naturais e galerias, além bueiros e bocas de lobo situados em bairros diversos da capital.  Desse total, 32 áreas são consideradas críticas. Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, tais serviços estão sendo executados com prioridade.

“Desde o ano passado, o prefeito Edivaldo nos orientou a realizarmos um mapeamento dos locais com possibilidade de sofrer alagamentos, e iniciamos um trabalho preventivo, preparando a cidade para enfrentar o período chuvoso. Agora, estamos intensificando o serviço, priorizando as áreas de risco”, informou.

Antônio Araújo acrescentou que, além do serviço de desobstrução, a Prefeitura tem investido em obras de micro e macrodrenagem, e que o Município vai buscar a parceria do Governo Estadual, da bancada maranhense na Câmara dos Deputados e Senado Federal para ampliar os investimentos na área e solucionar definitivamente os problemas em pontos crônicos de alagamento em São Luís.

A intensificação dos serviços iniciou na última segunda-feira (5) com a limpeza em pontos da Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab), Avenida Beira-Mar (Centro), Rua Cônego Frederico Chaves (Alemanha), Rua do Arroz (Coroado), Unidade 201 (Cidade Operária), Rua 14 (Primavera/Cohatrac).

Na última sexta-feira (9), foi iniciada a desobstrução em pontos do bairro Coroadinho, como a Rua da Alegria. Ainda na sexta-feira, a Semosp deu início ao serviço de limpeza dos bueiros e galeria de águas pluviais da Rua 10, no encontro com a Avenida Leste Oeste, no Cohatrac, onde os moradores reclamavam que, há décadas, o sistema de escoamento não passava por manutenção, ocasionando enchentes.

“O volume de água que escoa de outros pontos altos do bairro para a nossa rua é muito grande, e comumente causa inundações. A limpeza que está sendo feita ajuda, vai facilitar a descida do fluxo d´água e evitar novos alagamentos”, afirmou o morador João da Silva Freitas (46).

PROGRAMAÇÃO
Em até dez dias, a Prefeitura inicia o trabalho preventivo nas áreas classificadas de maior risco de enchentes. Entre elas, os canais do Rio Paciência, Saramanta, Vila Sapinho, Gangan, Cidade Operária, Vila Passos, Coroado, Anjo da Guarda, Ingaura, Divineia, Guriatãs, São Cristóvão, Curva do Noventa, Canal do Portinho, Jordoa, Guajajaras, Santa Bárbara, além de galerias no Coroadinho, Lagoa da Jansen, Avenida Kennedy, Avenida dos Africanos, túnel dos elevados da Cohab, da Cohama e do Cohatrac, Avenida São Sebastião, entre outras.

Nos canais de concreto, canais naturais e grandes galerias, o processo de limpeza é realizado de forma mecanizada, utilizando escavadeiras, entre outros equipamentos de grande porte.  No caso das bocas de lobo e bueiros, a desobstrução está sendo feita de forma manual e mecanizada, com um equipamento de hidrojato.
 
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar