15 de janeiro de 2015

Prefeitura intensifica trabalho de prevenção contra alagamentos


Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), intensificou o serviço de limpeza mecanizada do canal do Rio das Bicas, no Coroadinho. A atividade faz parte de uma série de ações da gestão municipal com o intuito de prevenir alagamentos durante o período chuvoso. No total, os serviços de limpeza de galerias e desobstrução de canais serão realizados em 75 áreas, entre elas Cidade Operária, Cohab, Cohatrac, São Cristóvão, Cohama, Anjo da Guarda e Alemanha.

O titular da Semosp, Antônio Araújo, destacou que o prefeito Edivaldo tem determinado a execução de serviços como esse para minimizar os impactos das chuvas. “Demos início a esse trabalho preventivo com o mapeamento dos principais pontos de alagamento na cidade. Estamos intensificando as ações com a limpeza manual e mecanizada de canais e galerias. Em algumas regiões, o serviço já foi concluído, por isso, pedimos a colaboração da população para manter o resultado”, afirmou.
Com a utilização de uma máquina retroescavadeira hidráulica, areia, lixo e outros tipos de resíduos que vão se acumulando em razão do descarte irregular, foram retirados do canal do Rio das Bicas. Os reforços nos serviços de desobstrução, manual e mecanizada, de canais, galerias e bueiros em São Luís foram iniciados na semana passada. A limpeza já foi realizada em pontos da Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab), Avenida Beira-Mar (Centro), Rua do Arroz (Coroado),  Rua 14 (Primavera/Cohatrac), Rua da Alegria (Coroadinho) e Rua 10 (Cohatrac).
Também estão em andamento a limpeza e a recuperação de galerias na Rua Cônego Frederico Chaves (Alemanha), na Unidade 201 (Cidade Operária) e na Rua do Aririzal (Cohama). Nos canais de concreto, abertos, canais naturais e grandes galerias, o processo de limpeza está sendo realizado de forma mecanizada, utilizando escavadeiras, entre outros equipamentos de grande porte. No caso das bocas de lobo e bueiros, a desobstrução está sendo feita de forma manual e também mecanizada com um equipamento com jato de sucção ou o hidrojato.
 
BNC Cidade

2 comentários:

  1. Gostei de ver, por aqui no Cohatrac ja foi feito esse trabalho e melhorou bastante, fico até mais aliviado sem ter medo de que chova e inunde tudo valeu.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que trabalho como esse vai melhorar e muito a situação desses bairros que ficam em torno de4 canias, mas a população precisa contribuir e não jogar lixo nesse ambientes.

    ResponderExcluir

quero comentar