9 de fevereiro de 2015

Prefeitura promove mutirão de combate ao glaucoma no Bequimão

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu na manhã deste sábado (07), na Unidade Mista do Bequimão (localizada na avenida Principal do bairro), o mutirão de combate ao glaucoma. Essa é segunda atividade semelhante realizada, por determinação do prefeito Edivaldo, em pouco mais de uma semana (a primeira foi realizada no dia 28 de janeiro na Unidade Mista Itaqui-Bacanga). Durante as ações, mais de 150 pessoas foram atendidas e passaram por exames clínicos feitos por profissional habilitado e de forma gratuita.

Além do exame, o paciente diagnosticado por algum sintoma de glaucoma foi encaminhado para outros procedimentos e, caso seja necessário, o paciente será submetido à cirurgia. "Esta é a segunda atividade do tipo, em pouco mais de uma semana, que promovemos na rede pública municipal. É uma determinação expressa do prefeito Edivaldo que seguimos no setor e, desta forma, ofertamos saúde a uma parcela da população que sofre com problemas na visão", disse a secretária titular da Semus, Helena Duailibe.

O oftalmologista Venner Pinto de Aguiar, responsável pelo diagnóstico dos pacientes, explicou que o glaucoma é considerado uma doença mais grave do que a catarata, porém caso seja diagnosticada de forma precoce, possui tratamento. "Por isso a importância deste procedimento, que verifica de perto como está a visão dos pacientes. Apesar de atingir, em sua maioria, pessoas acima dos 60 anos de idade, pessoas mais jovens também estão suscetíveis à doença", explicou.

A aposentada Raimunda Aparecida Pereira, de 62 anos, moradora da Vila Palmeira, esteve no local durante o Mutirão para realização de exame de rotina. "Sinto um pouco de coceira em um dos olhos e quando soube do Mutirão, decidi vir para saber em que situação estava a minha visão", disse. Ao passar pelo exame, foi constatado que a paciente terá que passar por outras avaliações médicas.

GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico (parte responsável por levar as informações captadas pelos olhos ao cérebro). A doença é hereditária e recomenda-se que pessoas acima dos 40 anos de idade procurem ajuda médica, pelo menos uma vez por ano, para saberem se possuem a enfermidade.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar