24 de março de 2015

Balanças irregulares são recolhidas pelo Inmeq no mercado do peixe em São Luís

Grande Ilha - Fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no estado, recolheram balanças irregulares de boxes do Mercado do Peixe, no Centro de São Luís.

A ação faz parte da Operação Semana Santa, iniciada nesta sexta-feira (20), e que terá continuidade até o fim deste mês. A fiscalização conta com a participação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

O objetivo é verificar se as balanças que pesam alimentos vendidos nas feiras e mercados de São Luís estão dentro da conformidade. A operação não era realizada, há três anos, no período da Semana Santa, quando aumentam as vendas de peixes e mariscos,

Durante a fiscalização no Mercado do Peixe, três balanças foram recolhidas por irregularidades quanto à pesagem, chegando a apresentar 300 gramas de diferença, bem acima da tolerância, que pode variar de 2 até 10 gramas

“O consumidor imaginava legar 1 kg do produto, mas na verdade levava apenas 700 gramas. Esta balança apresenta irregularidade e tem que ser recolhida para reparo”, explicou o agente metrológico João Marcos Pestana, durante uma das análises.

Outra irregularidade detectada foi no visor. Ao pesar, os números no visor da balança devem estar nítidos para que o consumidor possa ver de forma clara o peso e o preço do produto que está comprando. 

O trabalho do Inmeq-MA, segundo o agente Pestana, é verificar a conformidade da balança, ou seja, se pesa corretamente o produto, evitando que o consumidor seja lesado durante as compra. Além da precisão quanto à pesagem, a balança tem de apresentar o lacre do Inmetro, selos de fabricação e de reparo, caso já tenha sido realizado. O instrumento de medição deve ficar exposto ao alcance da vista do consumidor e os dígitos devem estar nítidos.

Não é papel do fiscal do Inmeq-MA fazer reparo na balança. Ao chegar a um estabelecimento comercial o fiscal verifica as condições do instrumento Caso seja constatada alguma irregularidade, a balança pode ser recolhida pelo Inmeq-MA e é emitido um auto de infração. Cabe ao proprietário providenciar os reparos necessários em oficinas credenciadas pelo Inmetro. 

Em caso denúncia, o consumidor pode ligar para a Ouvidoria do Inmeq-MA (número 0800 071 5281 FREE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar