17 de abril de 2015

Governo leva serviços do Mutirão ‘Mais IDH’ ao município de Cajari

Grande Ilha - Os serviços sociais do Mutirão ‘Mais IDH’ chegaram ao município de Cajari, que possui o 26º pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Maranhão (0,523),com renda per capita média de R$ 136,39. Os moradores de Cajari puderam emitir carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF) e carteiras de trabalho gratuitamente e tiveram acesso a diversos serviços de saúde.A ação está sendo realizada simultaneamente em outros oito municípios maranhenses com os piores IDHM do estado

Um dos destaques do Mutirão ‘Mais IDH’ em Cajarifoi a ação da Saúde que realizou consultas médicas – pediátricas, ginecológicas, dermatológicas, clínico geral –, procedimentos de enfermagem, atendimento nutricional e antropométrico, de enfermagem, aplicação de flúor, aferição de pressão, atualização vacinal, testes rápidos, dentre outros.

A secretária Municipal de Saúde de Cajari, Camila Jansen, explicou que a comunidade do município estava ansiosa pelo evento, uma vez que além do acesso aos serviços de documentação a população também seria beneficiada com ações na área da saúde, educação e assistência social. “Um grande destaque desse Mutirão é a ação na área da saúde, que beneficia crianças, jovens e adultos”, disse ela.

O atendimento ginecológico para a prevenção do câncer de colo de útero foi um dos serviços mais de saúde mais procurados. A auxiliar de serviços gerais, Elenilde dos Santos, de 45 anos, contou que reside no Povoado São José e precisou ir de canoa até Cajari para realizar o exame. Ela relatou que para as mulheres da zona rural o acesso ao procedimento ginecológico é muito difícil e a cidade mais próxima está há 30 quilômetros, o que dificulta ainda mais a procura pelo atendimento. A lavradora Isidora dos Reis Silva, 54 anos, também aproveitou o mutirão para realizar o exame citopatológico, ela explicou que sua última consulta tem pouco mais de um ano e por isso aproveitou a ação para se prevenir contra doenças.

Os 440 alunos da escola municipal Cirene Abreu Serra, participaram do programado governo federal, o Saúde na Escola (PSE), e receberam orientação por meio de palestras educativas dos cuidados básicos com a saúde, aplicação de flúor e kit com escova de dente, atualização das vacinas, aferição de pressão e atendimento nutricional para controlar o peso e medidas. Aproximadamente dois mil atendimentos foram realizados no local. A pequena Mayana Silva Costa, 8 anos, tomou a vacina contra a febre amarela, passou pelo atendimento com a nutricionista e ainda recebeu aplicação de flúor. O estudante Cândido Muniz Reis, de 9 anos, também passou pelo mesmo procedimento e disse que gostou das atividades. “A vacina doeu um pouco, mas gostei de ganhar uma escova de dentes nova porque a minha já estava velha”, contou o menino.

Segundo a chefe de Execução de Serviços da Unidade, Amélia Mendes, o município atendeu ao chamado do mutirão e garantiu o atendimento, além da sede, de mais de 20 povoados da região. Ela explicou que já foi feita a emissão de quase 600 carteiras de identidadee a expedição de quase 700 CPF, em uma média de 300 atendimentos por dia. “Já realizamos mais de 2 mil solicitações referente aos serviços de documentação, desde que o mutirão começou. O governador Flávio Dino está de parabéns, pois essa iniciativa ajudou muita gente que precisava dos serviços de atenção básica, mas não tinha oportunidade ou condições físicas e financeiras de se deslocar a outro município”, explicou.

O aposentado Lourival Marques, de 70 anos, residente do Povoado Cambuca, disse que a sua carteira de identidade foi emitida há 27 anos e por isso já estava ilegível. Ele contou que, por isso, já estava tendo problemas inclusive para ter acessoao benefício da aposentadoria. A pescadora Betiane Muniz, 33 anos, também esteve no mutirão e informou que sua identidade também era antiga e por conta disso o CPF não estava registrado no documento.

“Aproveitei para solicitar a segunda via do RG e pedir a inserção do CPF nele, pois era muito incômodo andar sempre com dois documentos”, disse a pescadora.

Os serviços do mutirão estarãodisponíveis até o dia 18 de abril nas cidades de Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Amapá do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Belo, Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu, Satubinha e Cajari, em uma ação conjunta entre diversas secretarias de governo do Estado e as prefeituras municipais que estão trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da população maranhense.

BNC Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar