23 de abril de 2015

Obra de João Mohana será abordada em palestra do Café, Arte e Literatura


Grande Ilha - Em referência ao Dia Mundial do Livro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promove no dia 23 de abril, às 16h, o evento “Café, Arte e Literatura” que, em sua primeira realização de 2015, abordará os 90 anos de nascimento de João Mohana.

A abordagem sobre a vida e obra do escritor será feita pelo desembargador Lourival Serejo, vice-presidente e corregedor do TRE-MA, que também é membro da Academia Maranhense de Letras. 

“Nosso objetivo é estimular a leitura entre os participantes e inserir, de forma descontraída, atividades culturais nas vidas dos nossos servidores e colaboradores”, explicou o corregedor. 

Além da palestra sobre João Mohana, no “Café, Arte e Literatura” terá exposição de livros em estandes das livrarias Canaã, Distelma, Paulinas, Paulus e Vozes; e apresentação de grupo de jazz instrumental Jayr Torres Trio. A promoção deste evento, que ocorrerá na sede do Regional (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha) é da Corregedoria e da seção de Biblioteca. 

Biografia

João Mohana nasceu em Bacabal (MA) em 15 de junho de 1925 e morreu em São Luís em 12 de agosto de 1995. Foi padre, médico e escritor. Ele viveu nas cidades de Coroatá, Bacabal e Viana até o final de sua adolescência quando decidiu mudar para a capital do estado com o objetivo de iniciar seus estudos secundários. No final da década de 1940 foi estudar Medicina na Universidade Federal da Bahia. Em 1952, lançou seu primeiro livro: o romance “O Outro Caminho”, pelo qual recebeu o prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras. Em 1955, entrou para o Seminário de Viamão (RS), tornando-se padre em 1960. Em 1970, foi eleito membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira de n.º 3.

BNC Literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar