14 de abril de 2015

Prefeitura e sociedade civil apresentam propostas à LDO

Grande Ilha - A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Planejamento concluiu nesta quinta-feira, 09, as audiências públicas da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que norteará o orçamento para o próximo ano, mediante aprovação do legislativo.

Durante os dois dias do encontro, representantes de associações, sindicatos, conselhos, poder público e comunidade em geral pautaram as políticas em desenvolvimento e apresentaram propostas a serem implementadas à Lei.As audiências aconteceram na sede do município e na U.I. Ministro Henrique de La Roque, no conjunto Maiobão.

Segundo o Secretário de Planejamento do Município e facilitador da audiência, Ednaldo Moura, a participação popular é fundamental para a criação dos projetos de cada secretaria. “Participar do processo de elaboração da LDO é um direito do cidadão. A administração pública, em todos os níveis, realiza as audiências anualmente para garantir este direito, e a participação popular fortalece a democracia”, destacou Ednaldo.

A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas para o exercício financeiro, ou seja, ela irá orientar como o dinheiro público vai ser gasto no ano de 2016 e também, subsidiará a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Presente nas audiências, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Muniz, destacou que as políticas desenvolvidas no município são resultado de um extenso trabalho de planejamento. “Todas as propostas apontadas nas audiências serão contempladas no documento e, através dele, iremos angariar recursos para subsidiar as atividades e projetos na área”, frisou.

O executivo municipal, por meio dos representantes de cada secretária apresentou um balanço da gestão, incluindo projetos desenvolvidos e a prestação de contas acerca dos investimentos do ano anterior.

Para o presidente da Associação de Marisqueiros de Paço do Lumiar, Josué Ferreira, é necessário que a população participe destes momentos. “Discutindo junto ao poder público temos o conhecimento do que está sendo executado pela gestão municipal. É uma grande oportunidade também de expor nossas necessidades” ressaltou.

Foto: Hamilton Jr
BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar