14 de abril de 2015

Renovação Carismática Católica realiza encontro dedicado às lideranças das bases do movimento

Grande Ilha - Encontro Estadual para coordenadores e núcleos de grupos de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) acontecerá em São Luís (MA) no próximo final de semana, 18 e 19/4, na sede da RCC, Associação Cristo Rei, bairro Angelim e pretende reunir todos os mais de 340 núcleos que coordenam a célula base do movimento carismático no estado, os grupos de oração e a estimativa da coordenação do evento é que mais de 700 líderes participem.

Realizado em apenas em três estados do país (SP, ES, AM), o Encontro Estadual para coordenadores e núcleos de grupos de oração, terá formações específicas para o trabalho realizado pelas lideranças desses grupos no estado, que serão ministradas pelo Conselho Estadual da RCC Maranhão, coordenado por João Luiz Farias e pela Presidente Nacional da RCC Brasil, Kátia Roldi  Zavaris (ES).

Confirmaram presença todos os grupos de oração, das 12 Dioceses do Maranhão (Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Balsas, Brejo, Bacabal, Carolina, Caxias do Maranhão, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Viana e Zé Doca) e seus respectivos Presidentes de Conselhos da RCC no estado, onde o movimento possui representação, que alcança praticamente todas as 21 microrregiões do Maranhão.  

Embora voltado para líderes, os participantes da RCC no estado, os simpatizantes do movimento e para os Bispos do Regional NE5, Dioceses e suas respectivas paróquias, a importância desse tipo de encontro está na certeza de terem grupos de oração alinhados com as diretrizes do movimento, em nível internacional e nacional e portanto, grupos de oração que ofereçam uma assistência espiritual e também social, de forma mais madura aos seus participantes.

Grupos de oração carismáticos
Desde Duquesne (EUA/1967) o movimento carismático tem nos grupos de oração a sua forma, por excelência, de exercer sua espiritualidade na Igreja. É pela existência dos grupos de oração que o movimento existe. Os carismas são para toda a Igreja e para todos que pedirem o Espírito Santo, mas, carismático, membro do movimento RCC, só existe se esse participa e vive as diretrizes do movimento.



Esses grupos de oração carismáticos são registrados oficialmente junto as coordenações Diocesanas da RCC e participam de suas Assembleias Diocesanas. Eles podem acontecer, além das Igrejas, nas Paróquias e Comunidades, em Escolas, Universidades, Presídios ou em qualquer lugar onde um grupo de pessoas, se reúnem com o objetivo de pedirem o Espírito Santo, partilhar e viver o Evangelho. E a partir de uma experiência querigmática (primeiro anúncio do Evangelho), manifestada nesses grupos, conduzir os participantes a uma maturidade humana e na fé. Esses grupos devem estar ligados à coordenação Diocesana, que por sua vez são a referência e representação nacional da RCC junto ao Bispo ou Arcebispo.



São constituídos de três momentos, distintos, mas interdependentes: núcleo, reunião de oração (as reuniões semanais dos grupos que acontece nas Igrejas e locais onde o grupo se reúne) e perseverança. Esses três momentos são sustentados por uma equipe de líderes, formados pelo coordenador do grupo de oração e o chamado núcleo, que é uma equipe formada pelos coordenadores dos diversos serviços da RCC (música, pregação, intercessão e demais ministérios). Essa equipe de líderes, precisa ser bem formada e sem essa condição, os grupos de oração não podem oferecer um serviço espiritual de qualidade para o lugar onde é realizado. 

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar