2 de maio de 2015

Eliziane pede que Polícia Federal investigue morte de Indígena Kaapor no Maranhão

Deputada Eliziane Gama pede investigação da policia federal na morte do indigna Kaapor no Maranhão
Brasília - A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) manifestou na tarde desta quinta-feira, dia 30 de abril a sua indignação por causa da morte de Indígena Kaapor no Maranhão. No Plenário da Câmara dos Deputados, a parlamentar solicitou que a Polícia Federal faça a investigação sobre o caso.

A informação é que o líder indígena Euzébio Kaapor foi alvejado com dois tiros nas costas na madrugada da última terça-feira (28), no povoado Buraco do Tatu, que fica a 40 km do município de Santa Luzia do Paruá. 

 “Venho aqui nesta tribuna trazer a nossa revolta pelo o que tem acontecido no Maranhão. O estado tem liderado nos últimos anos os conflitos agrários. Tivemos mais um ato de violência, um ato de pistolagem com o assassinato brutal e covarde do líder indígena Euzébio Kaapor. Ele que tinha feito vários pedidos proteção”, enfatizou.

Eliziane reafirmou sua solidariedade com os familiares de Euzébio e com o povo Kaapor. Na tribuna ela disse que esta foi uma morte anunciada e que poderia ter sido evitada, pois o indígena já havia pedido proteção ao estado.

Gama informou que hoje existem mais de 40 pessoas na lista de proteção da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e a maioria dos nomes é de indígenas, quilombolas e quebradeiras de coco.

A deputada maranhense lamentou a falta de políticas públicas arrojadas e de atenção aos indígenas no país e informou que assim como o Conselho Indigenista Missionário também pedirá ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal que tomem as devidas providências para evitar que o assassinato do líder indígena fique impune.

“A investigação dos assassinatos ocorridos em terras indígenas são de competência federal. Portanto, a Polícia Federal precisa assumir a investigação deste assassinato, sob pena de ser mais um assassinato colocado no rol da impunidade, como tantos outros no Brasil”, destacou.

BNC Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar