14 de maio de 2015

Prefeitura disponibiliza vacinação domiciliar contra gripe a público idoso

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está disponibilizando a vacinação domiciliar contra a gripe para idosos sem condições de locomoção. O serviço é uma das ações da Prefeitura de São Luís dentro da campanha nacional de imunização contra a gripe.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que a vacinação domiciliar visa ampliar o acesso das pessoas maiores de 60 anos à vacina. "Nessa faixa etária, é comum ter idosos muito debilitados e acamados, sem nenhuma condição de locomoção; por isso, o prefeito Edivaldo solicitou que a Secretaria garantisse a vacina a este público, em condições especiais, e é o que estamos fazendo", afirma.

Para viabilizar a vacina domiciliar, a Semus destinou equipes de vacinadores nas unidades de saúde que vão à residência dos idosos doentes, cadastrados previamente. O cadastro é feito por um familiar ou responsável, que informa - no posto de saúde mais próximo da residência do idoso - os dados de identificação e o endereço. A partir disto, é só aguardar o contato dos vacinadores para agendar a data da vacinação.

COBERTURA
A campanha nacional de imunização contra a gripe começou no último dia 4 e, segundo dados da Semus, 39.201 pessoas já foram vacinadas, na capital maranhense, o que representa 20,5% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Do público já vacinado, 16.713 são idosos (20,9%); 11.867 são crianças (20,5%); 7.253 pessoas são trabalhadores da saúde; 2.986 são gestantes (23,1%) e 382, puérperas.

No sábado (9), a Prefeitura realizou o dia D de vacinação contra a gripe, com postos fixos e unidades volantes, que registraram alta demanda. Até dia 22, prazo final da campanha, a vacina estará à disposição da população em 66 unidades de saúde da rede pública.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar