21 de maio de 2015

São José de Ribamar: Justiça Eleitoral intensificará ações para aumentar número de eleitores no município


Grande Ilha - Até maio de 2016, a Justiça Eleitoral da 47ª zona pretende alcançar o número de 100 mil eleitores em São José de Ribamar. Atualmente, são poucos mais de 82 mil aptos a votar no município.

Titularizada juíza eleitoral da cidade nesta quarta-feira, 20 de maio, Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes convocou reunião para discutir com as lideranças políticas locais, ações que promovam a conscientização dos moradores para que eles votem no município.

A magistrada explicou que precisa, junto com os partidos políticos, enfrentar a problemática que é ver muitos dos ribamarenses preferirem votar em São Luís ou Raposa, isso porque eles sentem dificuldades em se deslocarem para tirar o título ou resolver algum assunto em Ribamar, visto que o atendimento é centralizado no Fórum Eleitoral.

“Chamei vocês aqui para pedir ajuda. Juntos, sei que vamos conseguir. Eu preciso saber quais são os novos bairros de Ribamar; tomar ciência de escolas que possam funcionar como novos locais de votação e assim evitar filas na hora de votar; agendar palestras em escolas para estimular o alistamento de novos eleitores; e, principalmente, facilitar o atendimento daquele eleitor mais carente, que sofre para se deslocar ou até mesmo comprovar que reside ou trabalha aqui”, pontuou.

Presentes à reunião, prefeito, vice-prefeito, ex-prefeito, presidente da Câmara Municipal, vereadores e líderes comunitários, concordaram que a população de Ribamar, estimada em cerca de 200 mil habitantes, precisa tomar consciência de que o voto contribui para o desenvolvimento da cidade. Eles também manifestaram estarem motivados a colaborar com a Justiça Eleitoral para que esta meta seja batida.

De acordo com dados do cadastro eleitoral, São José de Ribamar possuía em 2008 69.179 eleitores. Em 2010, eram 75.438. Em 2012, subiu para 91.033 e, em 2014, este número baixou para 80.943.

Apesar de reconhecer que a biometrização do eleitor, através da revisão obrigatória recém-realizada em Ribamar ter contribuído para que o quantitativo de eleitores tenha diminuído, Teresa Cristina Mendes acredita que a 47ªZE perdeu muitos de seus eleitores devido à distância entre a sede e os bairros que fazem parte do município, a exemplo do Parque Vitória, e que fará o possível para mudar este cenário.

BNC Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar