11 de junho de 2015

Carreata de São João Batista marca o início da Festa das Águas

A Festa das Águas entra para a terceira edição com uma programação para toda a família

Por  Virgínia Diniz

Grande Ilha - Sábado, 13/6, com concentração às 15h, acontecerá uma grande carreata pelas ruas de São Luís, que dará início a Festa das Águas, o festejo de São João Batista, com concentração e saída, em frente a Igreja de São João Batista, rua grande, s/n, Recanto dos Vinhais. Quem desejar caracterizar seu carro para seguir a carreata e divulgar o festejo, pode adquirir os adesivos na secretaria da paróquia.

A terceira edição da Festa das Águas acontecerá de 15 a 24 de junho e terá como tema: “A exemplo de São João Batista, anunciamos o Príncipe da Paz à sociedade”, como proposta de fazer todo brincante e devoto de São João, refletir sobre sua missão nos tempos atuais. “A Festa das Águas deve nos fazer lembrar a missão do santo e a missão de todo batizado: anunciar Jesus, que a nossa verdadeira paz”, explica o pároco de São João Batista, padre Jadson Borba.

O percurso da carreata será com a concentração e saída, do Largo da Igreja de São João Batista, Recanto dos Vinhais, Avenida Antares, Avenida Jerônimo de Albuquerque (Vinhais-Bequimão), segue pelo antigo Roque Santeiro, prossegue pela Avenida 1, Avenida B, Avenida Alcântara Machado (Maranhão Novo), em seguida os carros seguirão pela Avenida Daniel de La Touche (Bequimão), rotatória do Caolho; segue pela avenida dos Holandeses, Avenida Ana Jansen (Ponta da Areia), Avenida Colares Moreira (Renascença), retornando para a Avenida Jerônimo de Albuquerque, sentido Recanto dos Vinhais, Avenida Antare, encerrando na Rua Grande, S/N, Igreja de São João Batista.  

A primeira igreja de São Luís e a  Festa das Águas

A Igreja de São João Batista foi fundada em 1612, no Vinhais Velho e transformada em paróquia em 1857. A igrejinha, que passou um período fechada, mas foi reformada e reativada, em 2012, hoje, com a Festa das Águas, integra o número de arraiáis que celebram o período junino na capital. O nome Festa das Águas faz referência ao elemento físico principal do batismo: a água. E sendo São João Batista o santo batizador de Jesus, o festejo quer resgatar a religiosidade devota, de uma festa que se mistura à cultura popular, mas que precisa ser uma oportunidade de renovar a fé.

Com traços rústicos e arquitetura barroca, a Igreja guarda um memorial histórico e oferece aos devotos do santo e aos visitantes do largo, uma intensa e vibrante programação religiosa, com missas, batizados e novena de São João. Na programação, brincadeiras e comidas típicas, barraquinhas com lembrancinhas do padroeiro e ainda a segunda edição do bazar Shopping das Águas, cuja renda será revertida nas obras sociais da Igreja. No dia do padroeiro, 24/6, a missa será presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar