1 de junho de 2015

Dia do Brincar é comemorado por escolas de Paço do Lumiar

Grande Ilha - O encerramento da semana nas escolas rede municipal que atendem alunos do infantil I foi regado a muita brincadeira de criança, em comemoração ao Dia do Brincar – 28 de maio.  Na UEB Paulo Freire, na comunidade das Mercês, 195 alunos brincaram de roda, pega-pega, pularam corda, participaram de contação de histórias, com direito a pipoca, sorvete e pirulitos,  atividades que aguçaram o imaginário afetivo e a pureza da infância.

A Secretária Municipal de Educação realizou o Dia do Brincar pela primeira vez no ano de 2013 e a data já faz parte do calendário da rede, com a participação da equipe pedagógica que executa métodos na observância do comportamento dos alunos a forma como esse momento vem sendo gerido pela sociedade do consumo e traça ainda, estratégias educativas a fim de contrapor as tecnológicas impostas pelo mercado tecnológico. "O ato de brincar é uma das primeiras possibilidades que a criança tem para conhecer o mundo ao seu redor" acrescentou a Secretaria de Educação Graça Privado.

"O que se espera nessa data é que os adultos e a sociedade reflitam, valorizem e estimulem o brincar livre e todos os aspectos positivos que essa atividade promove ao desenvolvimento intelectual, físico e motor, à socialização, saúde, ao cooperativismo, à inclusão e na formação de valores, por exemplo,” classificou a gestora interina da UEB Paulo Freire, Alessandra Maranhão.

O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar. Em Paço do Lumiar essa data é levada muito a  sério, a atual gestão reconhece  que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

Fotos: Hamilton Jr/Ascom
BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar