Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís inicia no próximo dia 12 a programação dos festejos juninos de 2015. A exemplo do que tem acontecido em anos anteriores os grupos culturais selecionados para participar da programação foram classificados a partir de edital em processo de democratização e descentralização de seleção de grupos e manifestações culturais.
"Estamos procurando aplicar no desenvolvimento de todas as políticas dentro da fundação esta estratégia de edital porque é uma forma de democratizar, de transparecer e aplicar devidamente os recursos públicos, seguindo orientação do prefeito Edivaldo. Esse processo busca evitar apadrinhamento e clientelismo nos projetos culturais realizados na capital", observou o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão.
Ele destacou que agora se tem uma política em que o recrutamento das apresentações culturais e brincadeiras é feito através de um sistema de edital, por um sistema de competição, de seleção. "Em 2015, demos continuidade a consolidação da política de editais, que é uma recomendação do Ministério da Cultura, abrindo espaço para que pudesse ser feita a contratação das agremiações culturais nas mais diversas modalidades", disse o presidente.
As agremiações classificadas foram aquelas que conseguiram uma maior pontuação a partir dos critérios definidos no edital, até chegar ao quantitativo definido na chamada pública para contratação. "Nesta política de editais, em cada modalidade, a gente contrata profissionais que têm currículo na área, com capacidade de avaliação", destacou o presidente.
Foram formadas três comissões de seleção divididas para avaliar propostas de grupos de bumba meu boi, proposta de grupos de danças populares e grupos alternativos e propostas de shows artísticos. As propostas passaram por avaliação de pontos: cada uma recebeu notas 0 a 20 pontos, de acordo com sua categoria.
Participaram da comissão maestros, músicos, artistas que têm toda um vivência e conhecimento aprofundado de todas as modalidade culturais. As propostas de cada categoria passaram por critérios que envolveram a avaliação do portfólio ou currículo artístico com notícias e fotos sobre o grupo, texto descritivo sobre a história e relevância do grupo para a cultura maranhense, CD ou DVD com algum registro, repertório musical coerente com as propostas de show musical, entre outros requisitos que constavam em edital de seleção.
"São avaliados basicamente dois critérios essenciais, que são habilitação jurídica que demonstra que as agremiações estão devidamente legalizadas e o outro é o dossiê artístico que, além do marco histórico de cada uma, mostra o desempenho no ano anterior", explicou o presidente a Func. Após a divulgação do edital, foram abertos dois dias para quem quisesse recorrer do resultado.
Botão contou que a Prefeitura tem buscando valorizar as agremiações que estão se organizando para que - através do edital - a Fundação subsidie com estas contratações as brincadeiras que ao longo dos anos vêm prestando serviço de manutenção e valorização da cultura de São Luís e do Estado.
APRESENTAÇÃO
Os grupos selecionados irão se apresentar no Arraial da Praça Maria Aragão e nos arraiais espalhados pela cidade. O festejo deste ano, que será encerrado no dia 29 de junho, será animado por 80 grupos de bumba meu boi, 30 grupos de tambor de crioula, 50 grupos de danças populares, dez grupos de danças alternativas, 17 shows musicais, dez grupos de forró pé de serra, cinco expressões cênicas e cinco manifestações da cultura popular mirim.
A coordenação de Eventos da Func irá convocar todos os selecionados por meio do edital para assinar Termo de Compromisso, que deverá ser assinado pelo representante legal da atração convocada.
BNC Cultura