9 de junho de 2015

Governador vistoria últimas obras para o início do São João no Maranhão

 Governador Flávio Dino Vistoria obra na Praça Nauro Machado que será palco da parte da programação do São João 2015

Por Leticia Faguntes

Grande Ilha - O governador Flávio Dino vistoriou, no sábado à tarde (6), os últimos detalhes da reforma e reconstrução do Parque Folclórico da Vila Palmeira, do Centro Social dos Servidores (IPEM Calhau) e da Praça Nauro Machado, lugares que receberão os brincantes no período do São João.

Confirmando a pauta permanente do governo de valorização da cultura local, a atual gestão inaugura a nova Praça Mauro Machado, o Parque Folclórico da Vila Palmeira reformado e o Arraial do Ipem, há tantos anos esquecido pelas gestões anteriores.

Parque Folclórico Vila Palmeira

Este ano, o Parque Folclórico da Vila Palmeira receberá o nome de “Humberto de Maracanã”, em homenagem ao falecido cantador Humberto Mendes, ícone do bumba-meu-boi no estado do Maranhão. Dentre as mudanças, o Parque agora é revestido com piso de concreto polido interna e externamente; foi restaurada toda a parte elétrica e hidrossanitária dos quiosques e banheiros; os quiosques foram reformados e pintados; o Parque agora está mais iluminado com novos postes instalados; o palco foi reformado e feita uma nova passarela ligando o palco a um antepalco no local.

A atual gestão encontrou o parque sujo, cheio de entulhos e necessitando de muitos ajustes. Para que ele voltasse a ser um centro de cultura popular, feito pelas pessoas e para as pessoas, o governo precisou investir na reforma e limpeza do local. Foram retiradas aproximadamente 40 carradas de entulhos, o que equivale a 250 toneladas de objetos que apenas ocupavam o espaço do Parque.

“A revitalização dos espaços do povo revitaliza a nossa cultura, a participação popular, gera renda, estimula o turismo e nos faz sentir a alegria de ver espaços abandonados, antes terceirizados, agora de volta, nas mãos dos maranhenses”, afirmou Ester Marques, secretária de cultura do estado.


IPEM – Calhau

O Centro Social dos Servidores do Maranhão, conhecido como o Ipem- Calhau, homenageará Donato Alves, cantador do Boi de Axixá falecido este ano. Pinturas, reconstrução do meio-fio , reforma de banheiros e calçadas são apenas algumas das mudanças já percebidas pelo governador durante a vistoria das obras.

Esquecido por tantos anos, o Arraial do Ipem volta na gestão do atual governador. “O Ipem é um espaço querido pelos servidores de todo Estado. Famílias inteiras costumam vir e ficar nos chalés e como será um marco ter de volta o Arraial do Ipem para alegrar ainda mais os servidores do Maranhão”, disse Felipe Camarão, secretário do Estado, Gestão e Previdência.

Conscientização

Um trabalho importante foi feito nos arredores da sede do IPEM- Calhau: os coordenadores do Arraial ouviram os vizinhos, conversaram com os moradores da redondeza e estabeleceram regras de boa convivência no período do Arraial. “Estabelecer esse diálogo com a comunidade é muito importante. Teremos dias de muita festa e alegria e, por isso, desde já estabelecemos um diálogo pacífico com os moradores que têm suas casas perto do arraial”, disse o coordenador Arllen Cordeiro.

Praça Nauro Machado

A inauguração da Praça Nauro Machado marca o início da restauração e revitalização da cultura latente no Centro Histórico de São Luís. Símbolo da história do povo maranhense e um dos cartões-postais da capital, a Nauro Machado está agora limpa, reformada, iluminada e conta com um posto policial permanente que garantirá a segurança do local. “No dia 12 de junho vamos inaugurar a nova praça Nauro Machado. O turismo, a cultura e o lazer voltam a ser do povo maranhense. Não existe mais atividades culturais para poucos. Todos terão acesso às manifestações juninas da cultura popular maranhense”, disse satisfeito o governador Flávio Dino.


Serviço

Dia: 12 de junho

Horário: 18h - Inauguração da Praça Nauro Machado.

Horário: 19h - Lançamento do São João na Praça Maria Aragão.

FOTO – Karlos Gerômy/Divulgação
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar