1 de junho de 2015

Governo e Ministério da Defesa realizam primeira etapa da edição especial do Projeto Rondon

Grande Ilha - O Governo do Estado e o Ministério da Defesa realizaram, nesta semana, a primeira etapa da edição especial do Projeto Rondon, que ocorrerá no Maranhão, em janeiro de 2016. Duas equipes, integradas por representantes do Ministério da Defesa e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), participaram da visita precursora às prefeituras dos 10 municípios que receberão ações da “Operação Bacuri”, nome que foi dado à edição especial do projeto, que é fruto de Termo de Cooperação entre o Governo do Maranhão e o Ministério da Defesa.

A visita consistiu na sensibilização dos gestores dos municípios, no intuito de firmar a parceria para a realização das ações do Projeto Rondon. Foram visitados 10 municípios, sendo nove incluídos no Plano de Ações ‘Mais IDH’ e mais a cidade de Bacuri, que dá nome à operação especial do Projeto Rondon no Maranhão.

O projeto Rondon Regional/Especial integra o grande plano do governador Flávio Dino para as juventudes e reforça o compromisso da gestão estadual em promover a participação dos jovens para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes dos 30 municípios com menor IDH do estado, contribuindo, assim, para elevar os índices sociais do Maranhão.

A secretária Tatiana Pereira destaca que a idealização e realização do Rondon Regional/Especial no Maranhão, sinaliza o compromisso de construir as ações governamentais a partir da participação popular, em especial da juventude e mostra que o governador Flávio Dino não quer desenvolver apenas ações pontuais para o estado, mas principalmente, ações sistêmicas e orgânicas que possam ser sentidas e percebidas por cada maranhense. O projeto inaugura as ações estruturantes de participação juvenil no grande processo de transformação do Maranhão.

“O projeto Rondon Regional/Especial vai possibilitar que a juventude contribua no projeto do Governo do Estado de participação popular como estratégia para fazer o grande processo de mudança do Maranhão. Vai possibilitar que as mãos dos jovens maranhenses sejam instrumentos de transformação da realidade social local do estado. O projeto, certamente, marcará positivamente as vidas, tanto daqueles que irão levar as ações, quanto dos que as receberão”, ressaltou a secretária.

De acordo com o superintendente de Promoção de Políticas Públicas da Seejuv, Laércio Carvalho, nesta primeira etapa, as prefeituras são informadas sobre o projeto e a contrapartida dos parceiros. A partir daí, as demais etapas entrarão no processo de publicização da adesão das instituições de ensino, bem como o envio dos seus planos de trabalho para concorrer aos que serão selecionados para participar da “Operação Bacuri”.

“A articulação entre o Ministério da Defesa e o Governo do Estado, fazem desse projeto, um grande ganho para todo o Maranhão, a partir das forças da juventude, uma vez que estimula o universitário maranhenses a ser um profissional mais sensível às causas sociais e humanitárias. A visita precursora feita pelo Ministério da Defesa e pela Seejuv, às prefeituras foram de suma importância nesse processo. Todas as prefeituras visitadas concordaram em receber a Operação Bacuri e demonstraram estar aptas a auxiliar durante todo o processo do projeto”, destacou Laércio Carvalho.

Instituições de Ensino Superior

Após a confirmação da edição especial do projeto, no fim do mês de abril, durante ato com a presença de representantes do Ministério da Defesa, da secretária Tatiana Pereira, de representantes de órgãos estaduais e de oito Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares maranhenses, membros da equipe da Seejuv iniciaram o trabalho de visitas de sensibilização e mobilização das IES para aderirem ao projeto, que deverá ter o edital com cronograma, inscrições e detalhamento dos projetos e demais informações, divulgado no início do mês de junho.

“Operação Bacuri”

O Rondon Regional/Especial no Maranhão, que recebeu o nome de “Operação Bacuri”, terá a execução do Ministério da Defesa em parceira com a Seejuv, com a participação das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Igualdade Racial (Seir)e das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado.

A Operação Bacuri será realizada em janeiro de 2016 nos seguintes municípios: Conceição de Lago Açu, Pedro do Rosário, Centro Novo do Maranhão, Serrano do Maranhão, Amapá do Maranhão, Governador Newton Bello, Cajari, Brejo de Areia, Satubinha e Bacuri.

BNC Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar