Páginas

10 de junho de 2015

Milhares de motoristas maranhenses já receberam alerta de vencimento da CNH

Motoristas maranhenses agora recebem alerta em casa sobre vencimento da CNH.

Por Márcia Carvalho

Grande Ilha - Mais de quatro mil condutores do Maranhão receberam em casa este mês carta-alerta sobre o fim da validade de suas carteiras de habilitação. O novo serviço, desenvolvido em parceria pelo Detran-MA e Correios, foi iniciado há uma semana e tem como objetivo ajudar os motoristas a não perderem o prazo de renovação do documento.

As primeiras correspondências começaram a ser entregues pelos Correios na residência dos usuários na segunda-feira (01). De acordo com o Detran-MA, mais de 16 mil motoristas maranhenses com CNH e PD (permissão para dirigir) a vencer entre 20 de junho e 31 de julho serão alertados só nesta primeira etapa do serviço. Até dezembro deste ano mais de 53,5 mil motoristas no estado precisarão renovar a CNH.

As cartas-alertas são impressas pelos Correios, após o Detran-MA encaminhar as informações dos usuários para a instituição. Em seguida, as correspondências são encaminhadas para os 08 Centros de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios, responsáveis por entregá-las aos condutores residentes na região metropolitana de São Luís. Nas cidades do interior do estado as cartas-alertas também são entregues pelos Correios.

O aposentado George Smith Júnior recebeu na manhã desta segunda-feira (08) a carta alerta destinada ao seu filho, e elogiou a iniciativa do Detran maranhense. “É um serviço muito importante, uma excelente ideia. O Detran está realizando um ótimo trabalho ao se preocupar em lembrar os motoristas do vencimento da carteira”, ressaltou.

A própria assessora de Comunicação dos Correios, Fernanda Coelho, já foi vítima do esquecimento de renovar a CNH. “Só descobri que minha carteira de motorista havia vencido quando a atendente do aeroporto disse que eu não poderia usá-la como documento no embarque, pois CNH vencida não tem validade nenhuma”.

“Esse novo serviço do Detran-MA de alerta do vencimento da CNH demonstra o compromisso do governo Flávio Dino em aprimorar os serviços públicos oferecidos à população, tornando-os melhores e mais eficientes”, destacou o diretor-geral do órgão, Antônio Nunes. “A carta alerta é um serviço simples e eficaz que pode evitar muitos transtornos aos condutores”.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista só pode utilizar a CNH até 30 dias após o fim da validade. Dirigir com Permissão para Dirigir (PD) ou carteira vencida é considerada infração gravíssima, gerando sete pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

Foto/Márcia Carvalho
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar